Dos 399 municípios do Paraná, apenas Boa Esperança do Iguaçu, no sudoeste, não registrou nenhuma morte por Covid-19 até este domingo (20), segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
A cidade é uma das 51 do Brasil que não registraram mortes pela doença. No sábado, o país chegou à marca de 500 mil óbitos por Covid. Desse total, mais de 29 mil são paranaenses.
De acordo com Sesa, já faz mais de um ano em que as primeiras mortes no Paraná foram registradas.
Segundo a Prefeitura de Boa Vista da Aparecida, algumas medidas restritivas têm ajudado a evitar o avanço da Covid-19 na cidade, que tem pouco mais de 2,7 mil habitantes.
Desde o início da pandemia, o município fechou a prainha de água doce, que costumava receber centenas de visitantes. A entrada de pessoas na cidade também foi controlada, e o comércio fica fechado aos domingos.
Conforme a Sesa, até este domingo, 155 moradores foram infectados pela Covid-19.
Desse total, apenas três pessoas precisaram ser internadas, conforme o município.
“A grande maioria foi de pessoas que foram para fora do município e que vieram de fora do município visitar familiares, que acabaram trazendo o vírus. Então, o fechamento da prainha nesse momento foi essencial. O fechamento do comércio por algumas vezes também trouxe um prejuízo, digamos assim, mas foi um prejuízo que trouxe resultado”, disse o prefeito, Givanildo Trumi.
Um dos moradores internados foi a dona Adélia. A agricultora ficou doente em dezembro de 2020.
Depois de quase dois meses internada, sendo 28 dias intubada, ela conseguiu vencer a doença.
Entretanto, por causa de uma traqueostomia, que é uma abertura na traqueia para que ela possa respirar enquanto aguarda uma cirurgia, dona Adélia ainda não consegue falar. Mas, ela já voltou a caminhar sozinha e a cada dia fica melhor.
“A gente orou muito. A comunidade em geral ajudou bastante em oração, e somos gratos a isso. Mas a mãe voltar para casa foi um milagre”, disse a filha de Adélia, Lurdes de Campos.
Dona Adélia foi o único caso grave na cidade. Os outros dois moradores que foram hospitalizados se recuperaram em poucos dias.
Segundo o médico que atende os casos de Covid-19 na cidade, os outros contaminados tiveram sintomas bem leves.
“Existem algumas cepas dos vírus. Algumas mais agressivas e outras menos. Eu acredito que, graças a Deus, aqui no município, a gente teve uma infestação com cepas menos agressivas”, disse o médico Mário Ineco Júnior.
A secretária de Saúde, Jéssica Biavati, avaliou ainda que conseguiu conscientizar os idosos para se cuidarem desde o início da pandemia.
“A gente não teve um alto índice de contaminação de pessoas com mais idade, pacientes idosos acima de 60 anos. Uma das justificativas também, que a gente observa que pode ter contribuído também para não ter tido óbitos no município”, explicou.
Até o momento, metade da população da cidade foi vacinada contra a Covid-19.
Portal Guaíra com informações do G1