Solenidade realizada neste sábado, na Linha Guarani, no interior de Marechal Cândido Rondon, culminou na inauguração oficial da Estação de Tratamento de Água (ETA) Diego Alexandre Tech.
A ETA compacta envia água para a rede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) desde o dia 07 de março, todavia a unidade encontra-se em funcionamento desde o final de fevereiro. Trata-se de uma nova fase no fornecimento de água, já que a sede, que sempre foi abastecida com água de poços profundos e de minas superficiais, agora também recebe água proveniente de rio. O investimento foi de mais de R$ 3 milhões, através do SAAE. A unidade foi instalada às margens do rio Arroio Fundo.
Preparada para tratar 30 litros de água por segundo, a estação amplia a capacidade de produção atual em mais de 2,5 milhões de litros de água por dia para o sistema de abastecimento. A água retirada do rio passa por tratamento e análise até ser enviada para a rede, onde, nos reservatórios, se junta à água dos poços e minas.
Estiveram presentes o prefeito Marcio Rauber; diretor-executivo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Vitor Giacobbo; presidente da Câmara, vereador Pedro Rauber; secretários municipais e vereadores Sauer, Paleta, Suko, Dionir, Carlinhos e Rafael; ex-prefeito Dieter Seyboth, que atuou como diretor do SAAE quando da elaboração do projeto; a mãe do homenageado, Cleci Tech, tias Clair e Cleni e o primo Gilson Metz; lideranças e veículos de imprensa.
Homenagem
Diego Alexandre Tech nasceu 04 de janeiro de 1986, filho de Dari Eloi e Cleci Tech. Ele foi aprovado em concurso público do Saae em 2008 para o cargo de Agente de Produção e Operação, sendo nomeado através da Resolução 61/2009, em 29 de setembro de 2009.
No dia 07 de março de 2012, enquanto trabalhava na escavação para ampliar a rede de esgoto nas proximidades da BR-163, ocorreu desmoronamento de terra. Diego foi soterrado e faleceu.
A iniciativa da homenagem é do vereador Pedro Rauber. O projeto de lei aprovado pelos vereadores foi sancionado pelo prefeito, transformando-se em lei municipal.
Portal Guaíra via Assessoria