Na manhã de segunda-feira (11), o Comitê Municipal Gestor de Covid-19 esteve reunido na sala de reuniões do Paço Municipal para tratar das flexibilizações em Guaíra.
O diretor de Vigilância em Saúde, Francisco do Amaral Fontes, iniciou as tratativas apresentando um comparativo entre os boletins epidemiológicos, que mostraram o avanço no enfrentamento do vírus em Guaíra.
Em sequência, Francisco discorreu sobre a continuidade do cumprimento dos cuidados básicos para proteção contra o coronavírus, como o uso de máscara em estabelecimentos de maior contato social, a higienização frequente das mãos, entre outros.
Outro ponto abordado na reunião foi o índice de vacinação da população guairense. Conforme os dados apresentados pelo diretor, Guaíra conta com 56.558 doses aplicadas, no entanto, apenas 9.275 são referentes a dose, reforço (terceira dose).
O prefeito e presidente do Conselho de Municípios Lindeiros, Heraldo Trento, aproveitou a oportunidade para enfatizar a importância do cidadão estar com o esquema vacinal completo: “As vacinas estão disponíveis, há doses sobrando. O que falta é a pessoa ter a consciência de procurar a unidade de saúde para tomar sua dose de reforço”.
Fabiano Raddatz, secretário de Administração, colocou em pauta a discussão do horário de funcionamento das capelas, onde a assessora jurídica, Natália Lima, abordou a Nota Orientativa nº 19/2020, discutida pelos demais presentes.
Gileade Osti, vice-prefeito e chefe de Gabinete, colocou em discussão os demais tópicos necessários, onde restou decidido pelo comitê a dispensa, ou seja, revogação das medidas restritivas de limitação de horário e capacidade de público em locais abertos/fechados em Guaíra, e o mantimento dos protocolos em locais destinados à prestação de serviços de saúde, entre outras disposições.