Morador de Toledo perdeu cerca de R$ 27 mil em um golpe, conhecido como “Golpe da Donzela”, na terça-feira (26). Segundo informações, durante o golpe o homem pagou o valor aos bandidos e eles exigiram mais. Toledano chegou a tentar vender a própria casa para pagar mais R$ 50 mil aos golpistas. Um amigo do homem teria se preocupado com a ação e orientou que poderia ser golpe. Ele fez um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil de Toledo.
Neste tipo de ação, os golpistas criam um perfil falso em redes sociais onde fingem ser uma jovem menor de idade. Na sequência, abordam e conversam com as vítimas, pedindo para que encaminhem fotos íntimas, além de pedir o contato de WhatsApp. Após, enviam mensagem ou ligam se passando então pelo pai da moça ou até mesmo por um investigador, delgado ou advogado, dizendo que a jovem sofreu danos psicológicos por conta das imagens recebidas. Aqui, o criminoso alega que, para resolver a situação, a vítima deve depositar diversos valores em uma conta bancária. Caso contrário irá acionado a polícia, além de divulgar as imagens e rosto da vítima.
De acordo com PCPR, esse tipo de golpe é bastante rotineiro e as pessoas devem ficar atentas. A orientação é que em casos assim, quando os golpistas já estão com as imagens, nenhum tipo de transferência financeira deve ser feita e o contato deve ser bloqueado. Além disso, a vítima deve ainda registrar um boletim de ocorrência.
A recomendação ainda é que as pessoas tenham cuidado ao compartilhar imagens íntimas. Qualquer abordagem de um suposto advogado deve gerar buscas por informações sobre o profissional e o escritório.
Portal Guaíra com informações do Radar BO