O WhatsApp finalmente lançou uma atualização (22.9.76) para corrigir os vários bugs recentes da versão para iPhone e iPad. O principal é uma falha que cria um espaço em branco entre as conversas e faz com que o usuário abra a conversa de baixo ao tocar na tela na lista de chats.
O erro afetava usuários que migraram para o aplicativo mais recente, criado para ser compatível com o iOS 15.4.1. O problema pareceria generalizado e afetou praticamente todos os donos de celular da Apple desde o último update.
O incômodo foi grande porque poderia induzir a envio de mensagens para pessoas erradas. Você clicava em uma conversa, mas acabava abrindo outra. Por isso, muita gente mandou textos, fotos, vídeos e áudios para quem não queriam, por engano.
Falha demorou para ser corrigida
Isso durou algumas semanas e os donos de iPhone se perguntavam quanto tempo mais os desenvolvedores do WhatsApp levariam para suprimir o erro. Após o update, a maioria dos casos foi corrigido, embora ainda hajam relatos no Twitter de usuários que não tiveram uma solução.
Inicialmente, especulou-se que o problema estava relacionado à atualização da Apple, mas a hipótese foi descartada quando houve o relato de quem teve o erro mesmo sem migrar para a versão mais recente do iOS. Também houve a sugestão de ser um problema no touch, porém tal falha não ocorria em outros programas ou jogos, logo também foi uma ideia deixada de lado.
A lista de mudanças do app diz apenas que foram corrigidos bugs, sem especificar quais, portanto não dá para saber exatamente o que mudou.
É provável que isso tenha sido causado por alguma incompatibilidade com o sistema da Maçã, porque a versão para Android não foi afetada.
De qualquer forma, é preciso aguardar um posicionamento oficial da companhia para se ter a certeza do que pode ter ocorrido.
Informações do Canaltech