A terceira equipe de astronautas de longa duração, lançada pela SpaceX para a Estação Espacial Internacional (ISS), retornou com segurança à Terra na sexta-feira (6), chegando ao Golfo do México, na Flórida, para encerrar meses de pesquisas orbitais que vão desde pimentas cultivadas no espaço a robôs.
A cápsula SpaceX Crew Dragon apelidada de Endurance, transportando três astronautas da agência espacial norte-americana, a Nasa, e um colega de tripulação alemão, da Agência Espacial Europeia (ESA), pousou de paraquedas em mares calmos na escuridão ao concluir um voo autônomo de mais de 23 horas a partir da ISS.
O vídeo da câmera térmica da chegada, por volta das 1h45 (horário de Brasília), foi transmitido ao vivo por um webcast conjunto Nasa-SpaceX.
A tripulação da Endurance, que começou sua permanência em órbita em 11 de novembro, incluía o veterano de voos espaciais norte-americano Tom Marshburn, de 61 anos, e três astronautas iniciantes: Raja Chari, 44, e Kayla Barron, 34, da Nasa, além do alemão Matthias Maurer, 52.
Chari podia ser ouvido no rádio graças ao controle da missão momentos após a queda.
Em menos de uma hora, a Crew Dragon, queimada pelo calor, foi içada para uma embarcação de recuperação, antes que a escotilha lateral da cápsula fosse aberta e os quatro astronautas fossem ajudados um a um a descer. A operação durou seis meses.
Portal Guaíra com informações da Reuters