Equipe Policial composta por Policiais Militares do BPFRON e do NEPOM da Polícia Federal de Guaíra, realizavam patrulhamento embarcado na região da cidade de Mercedes quando avistaram uma movimentação suspeita de embarcações.
No momento da abordagem a equipe policial foi recebida com disparos de arma de fogo, sendo necessário realizar manobra evasiva com a embarcação policial e revidar a injusta agressão.
Os indivíduos, então, abandonaram as quatro embarcações na margem do rio e se evadiram na mata. Neste instante, os policiais efetuaram a aproximação e verificaram que as embarcações estavam carregadas com cigarros contrabandeado, de origem estrangeira.
A eficiente ação integrada acarretou um prejuízo estimado em R$ 5.8 milhões (cinco milhões e oitocentos mil reais) ao crime organizado da região, sendo esta, segundo levantamentos iniciais, a maior apreensão de cigarros do País no ano de 2022 e, possivelmente, a maior apreensão de cigarros já realizada em meio fluvial.
As quatro embarcações e a carga ilícita foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Federal em Guaíra para as providências de praxe, atividade que só foi concluída no fim da tarde devido ao tamanho das barcaças.
Somente nos últimos 30 dias, entre 18/04 e 18/05/2022, as apreensões de cigarros na região de Guaíra alcançaram a cifra de R$ 19.565.000,00 (dezenove milhões e quinhentos e sessenta e cinco mil reais), o que demonstra que a integração das forças de Segurança Pública iniciada há 3 anos tem produzido resultados contundentes na repressão ao crime na fronteira.
Fazem parte do Programa V.I.G.I.A. nessa operação interagências equipes da POLÍCIA FEDERAL, BPFRON e demais unidades da PMPR, TIGRE e GOA da PCPR, RECEITA FEDERAL e EXÉRCITO BRASILEIRO, com apoio da SEOPI – Secretaria de Operações Integradas/MJSP.
BPFRON/PMPR
Disque denúncia: (44) 99985-2726
Disque Denúncia: 181
POLÍCIA FEDERAL – Guaíra/PR
Disque denúncia: (44) 3642-9131
Portal Guaíra com Assessoria