Um homem foi autuado recentemente por diversos crimes ambientais, na cidade de Ipiranga.
Segundo informações, a Polícia Ambiental Força Verde recebeu denúncias de que estaria acontecendo crime ambiental em uma área de mata no município de Ipiranga. Os policiais então se deslocaram até o local, e realizaram uma vistoria técnica com uso da tecnologia Google Earth e outros equipamentos, sendo constatado que no local da denúncia houve a supressão gradativa da cobertura florestal e que toda a área vistoriada, ou seja, toda a vegetação nativa, teve a intervenção antrópica mediante a remoção da vegetação gradativa.
A vegetação nativa estava sendo suprimida aos poucos durante os anos, houve a supressão de vegetação em estágio médio de regeneração do Bioma Mata Atlântica, também foi constatado o corte de espécies especialmente protegidas como araucária angustifólia, canela, imbuia, xaxim entre outras e também a utilização de fogo para limpeza da área. A área do dano totalizou 23,17 hectares.
Ainda no local foi apreendido 100 m³ de lenha nativa, oriunda do corte da vegetação. Como o proprietário informou que não possui autorização do órgão ambiental competente foi elaborado o Auto de Infração Ambiental e o Termo de Apreensão Avaliação e Depósito, e posteriormente o material apreendido será doado conforme legislação em vigor. Também será encaminhado cópia de toda os documentos elaborados para o Ministério Público e policia judiciaria, para as providencias na esfera penal.
Ao todo, foi elaborado um boletim de ocorrência, um auto de infração ambiental no valor de R$ 336 mil, um termo de apreensão, avaliação e depósito de 100 m³ de lenha nativa, e um ofício para a polícia judiciária do local.
Portal Guaíra com informações da Tarobá