Na sexta-feira (10), o Município de Guaíra, por meio do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, juntamente da Assistente Social do Instituto do Desenvolvimento Rural – IDR/EMATER, realizaram visitas a algumas famílias beneficiárias do Projeto Renda Agricultor Familiar.
O Projeto Renda Agricultor Familiar, é uma ação do programa Nossa Gente Paraná, para atendimento às famílias rurais em situação de vulnerabilidade social. Possui como objetivos centrais contribuir para a melhoria da segurança alimentar e nutricional das famílias, desenvolver atividades geradoras de renda e promover o acesso a políticas públicas destinadas à proteção social dos grupos familiares do campo.
A Renda Agricultor Familiar, constrói com a família beneficiada, um projeto de estruturação da unidade produtiva familiar, que pode abranger atividades em três áreas: saneamento básico (construção ou melhoria de banheiro, proteção de fontes, destinação adequada das águas usadas); produção para autoconsumo (avicultura, horticultura, fruticultura, entre outros) e apoio a processos produtivos (geração de renda por atividades agrícolas e não-agrícolas). Para subsidiar essas atividades, cada família recebe um auxílio financeiro de R$ 3 mil.
A secretária de Assistência Social, destaca que a nova fase do Projeto em 2022 está atendendo 25 famílias, mas já foram atendidas 79 anteriormente, nesse sentido o programa se apresenta como um importante incentivo ao desenvolvimento de atividades para geração de renda e consumo das famílias rurais. Além de contribuir com ações de saneamento básico evitando a contaminação do solo e proliferação de doenças. Sem contar que injeta recursos financeiros na economia local.
O assistente social e Coordenador do Programa Nossa Gente Paraná, pontua que no último dia 07, no evento da Estratégia ODS em São Paulo, o Projeto Renda Agricultor Familiar foi certificado entre as 10 melhores práticas do setor público em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, do Brasil. Além disso, recebeu o troféu dos Top 3, sendo assim uma importante política pública para a melhoria da qualidade de vida das populações residentes na área rural, sobretudo famílias de comunidades tradicionais.
Portal Guaíra via Assessoria