Depois das baixas temperaturas, é a vez de a chuva avançar pelo Sul do Brasil na quinta-feira (16). As pancadas devem atrapalhar, mais uma vez, o plantio dos cereais de inverno. Mas o maior destaque da previsão do tempo para os próximos dias é a chance de granizo na sexta-feira (17).
A queda de granizo pode ocorrer em áreas do oeste do Paraná, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e sul de Goiás.
Além de atrapalhar o plantio do trigo, a chuva que vai chegar ao Sudeste e a Mato Grosso do Sul atrapalha a colheita da cana-de-açúcar.
Plantio de trigo
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 47% do trigo já foi semeado, percentual que está abaixo da média dos últimos cinco anos. No ano passado, já havia 54% do cereal instalado nesta época do ano.
No Rio Grande do Sul, a alta umidade do solo reduz o ritmo de semeadura. As lavouras estão em emergência e com bom desenvolvimento. No Paraná, as condições climáticas desfavoráveis reduziram o progresso da semeadura em algumas regiões. Em Santa Catarina, o plantio continua no extremo-oeste e começa na região oeste.
Chuvas
O excesso de chuva e a alta umidade no solo prejudicaram a evolução da semeadura. Em Minas Gerais, as lavouras encontram-se em boas condições e as mais avançadas iniciaram a maturação. Na Bahia, as lavouras são irrigadas e estão com bom desenvolvimento vegetativo. Em São Paulo, as condições climáticas foram favoráveis ao desenvolvimento vegetativo.
Em Mato Grosso do Sul, as lavouras estão em boas condições, apesar do excesso de umidade. Em Goiás, as áreas de sequeiro estão próximas à colheita, com expectativa de redução do potencial produtivo devido ao baixo volume pluviométrico durante o ciclo.
Portal Guaíra com informações do Canal Rural