Paraná – Prova do PSS de professores da rede estadual será aplicada neste domingo para 53 mil candidatos

Será aplicada neste domingo (25) a prova objetiva do Processo Seletivo Simplificado (PSS) de professores e pedagogos (Edital 30/2022) da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR). A realização será em 139 locais nos 30 municípios-sede dos Núcleos Regionais de Educação, além de Curitiba — a capital também é sede dos núcleos das áreas metropolitanas norte e sul.

Ao todo, 53,6 mil candidatos tiveram a candidatura homologada e estão aptos a participar da prova. A consulta aos locais de prova e orientações foram disponibilizadas aos participantes na última segunda-feira (19) pelo site do Instituto Consulplan, responsável pelo processo.

A avaliação é a última etapa da seleção e vale metade da pontuação total, que é composta também pela prova prática, de títulos e tempo de serviço. A prova será de múltipla escolha, com 40 questões. Destas, 32 serão de conhecimentos específicos (referentes à disciplina escolhida) e oito serão de conhecimentos básicos (incluindo conhecimentos didáticos, Língua Portuguesa e Estatuto da Criança e do Adolescente).

O tempo máximo de duração da prova é de quatro horas para candidatos com uma inscrição ou seis horas para candidatos com duas inscrições, com início às 12 horas. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da prova uma hora antes do início, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, feita de material transparente e de ponta grossa, do cartão de confirmação de inscrição e de um documento de identidade original.

A divulgação dos gabaritos oficiais preliminares acontecerá a partir das 16 horas de segunda-feira (26), com o período para interposição de recurso nos dias 27 e 28 de setembro. O resultado provisório da prova objetiva, prova prática, prova de títulos e tempo de serviço sairá no fim de outubro, e o resultado final do PSS, no fim de novembro. A contratação temporária será válida para o ano letivo de 2023 com possibilidade de prorrogação por mais um ano.

Portal Guaíra com informações do OPresente/Bem Paraná

Acesso Restrito

O primeiro passo é identificar-se como um usuário legítimo que tem permissão para acessar o painel. Isso geralmente envolve inserir um nome de usuário e uma senha.

Paraná – Prova do PSS de professores da rede estadual será aplicada neste domingo para 53 mil candidatos

A contratação temporária será válida para o ano letivo de 2023 com possibilidade de prorrogação por mais um ano