A Receita Estadual aplicou mais de R$ 460 mil em multas durante uma operação no Paraná, na sexta-feira (16), de combate à sonegação fiscal. De acordo com o órgão, da regional de Guarapuava, também foram apreendidas cargas com notas fiscais falsas na ação.
A fiscalização ocorreu simultaneamente nos municípios de União da Vitória, Cruz Machado, Bituruna, Pinhão, Turvo, Boa Ventura de São Roque, Santa Maria do Oeste e Pitanga.
Segundo o governo do estado, entre as apreensões estão cargas de toras, madeiras, milho, soja, trigo, móveis, compensado, portas, laticínios e materiais de construção.
Durante a ação, também foram identificadas empresas criadas com o único intuito de emissão de notas fiscais, sem que a companhia prestasse um serviço ou comercializasse mercadorias.
As empresas, de acordo com a Receita Estadual, eram de São Paulo e carregavam no Paraná produto primário. O destino final era Santa Catarina.
Conforme o órgão, a prática gera concorrência desleal no mercado.
O objetivo da ação foi, também, garantir o retorno dos recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios
Participaram da operação, além da Receita Estadual da regional de Guarapuava, a Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Portal Guaíra com informações do G1