O Município de Guaíra, via SMS — Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última sexta-feira (10) no Centro Educacional Amauri Lopes e sábado (11) na Escola Municipal Duque de Caxias, a 15ª Conferência Municipal de Saúde, direcionada para toda a população.
Na sexta-feira no Centro Educacional Amauri Lopes, a abertura, contou com uma palestra, conduzida pelo Dr° Fernando Pedrotti, Diretor da 20ª Regional de Saúde de Toledo, com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”.
No sábado (11) na Escola Municipal Duque de Caxias ocorreu o credenciamentos e leitura dos regimentos internos. As equipes foram divididas em quatro grupos de trabalho com as propostas que foram levantadas nas Pré-Conferências dos profissionais de saúde e dos usuários dos serviços.
As propostas foram divididas em eixos de trabalho conforme normativa e separação da Conferência Nacional de Saúde, divididos em quatro salas de trabalhos sendo elas:
Sala Amarela, Eixo 1 – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; Refere-se ao fortalecimento das ações do SUS: Atenção Primária a Saúde, Vigilância em Saúde, Urgência/Emergência, Saúde da Mulher, Saúde da Criança, dentre outras.
Sala Verde, Eixo 2 – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas: Refere-se ao fortalecimento dos espaços de controle social, ouvidorias, equipamentos adequados para o funcionamento, Conselhos de Saúde, Capacitação e divulgação.
Sala Azul, Eixo 3 – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Refere-se avaliar financiamento, atualização da tabela SUS, ampliação do programa de Médicos para o Brasil – ampliar para outros profissionais (enfermeiro). Construção e reforma de UBS e Academia da Saúde. Financiamento para Práticas Integrativas, ampliação de financiamento das pesquisas na área de saúde, na ampliação dos itens da RENAME – Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, dentre outras.
Sala Rosa, Eixo 4 – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas. Refere-se a ações de promoção de Saúde – Incentivo a alimentação saudável, atividade física, campanhas fortes de orientação de autocuidado, dentre outros.
Após o levantamento das propostas, a plenária final foi aprovada pelos delegados eleitos. São 112 propostas que vão compor o plano municipal de saúde 2023-2026.
Na conferência foi escolhida uma proposta que vai para a fase nacional sendo ela: Buscar financiamento para o custeio dos atendimentos de usuários de outras localidades por sermos município de fronteira.
Também foram escolhidas para a fase estadual oito propostas, que são:
Aumentar a disponibilidade do número de atendimentos dos serviços de Média e Alta Complexidade a nível Estadual.
Criar/buscar novos convênios/pactuações de referências hospitalares para o município.
Capacitação para os conselheiros do Conselho Municipal de Saúde.
Estimular e fortalecer a orientação à população, quanto a utilização dos canais oficiais da Ouvidoria – 156, para fins de solicitações, reclamações, elogios, sugestões, entre outras, com o intuito de promover a melhoria da Saúde pública.
Viabilizar a construção de um Hospital Regional em Guaíra, com agencia transfusional, com realização de hemodiálise, e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Implantar o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no município.
Solicitar a esfera federal na contratação de profissionais estrangeiros mediante avaliação no desempenho e comunicação/ linguagem utilizada no atendimento aos usuários.
Fornecer material educativo para as unidades para atividades de educação em saúde.
Um delegado e um suplente foram eleitos para representar Guaíra na conferência estadual, são eles: Delegado; Adriano José da Silva da Agape Viva – Associação Guairense de Pessoas com Deficiência e o Suplente; Sérgio Menequim, ex Presidente do Conselho Municipal de Saúde.
No final foi feita a composição entre os delegados, esses terão uma cadeira no conselho municipal de saúde conforme entidades que representaram. São cinco representantes dos profissionais de saúde, dois representantes dos prestadores de serviços e 3 indicados pelo setor público. Com o total de 20 delegados, foi feita a homologação do novo conselho, para que a partir do mês de março comecem a compor o novo conselho municipal de saúde.
A composição do Conselho Municipal de Saúde, gestão 2023/2026 ficou assim:
Cinco trabalhadores foram eleitos e são:
Delegado: Alno Poiares Vieira, entidade CRM –
Suplente: Roselene Evangelista de Assis, entidade CRAS
Delegado: Jordana Heidemann, entidade CRO –
Suplente: Antônio Selvino Diniz, entidade CRO –
Delegado: Márcia Liz Paludo, entidade CRF –
Suplente: Franciele Granziera Giocomin, entidade COREN –
Delegado: Marli Abreu da silva, entidade ACE –
Suplente: Marlene Rochinsk, entidade ACE –
Delegado: Adriele Santana Peres, entidade ACS –
Suplente: Marcio Salarca Estevo, entidade ACS –
Dois prestadores de serviço foram eleitos e são:
Delegado: Marly Gonçalves da Mota Kihara, entidade Hospital Assiste Guaíra.
Suplente: Nerildo dos Santos da Silva, entidade Hospital Assiste Guaíra.
Delegado: Susele Aparecida Cesco, entidade Associação Pestalozzi.
Suplente: Laboratório de Análises Clínicas São Paulo.
Dez Usuários de Serviço foram eleitos e são:
Delegado: Angela de Souza Coelho, entidade Vila Alta
Suplente: Sergio Arruda Viana, entidade Vila Alta
Delegado: Adriano José da Silva, entidade AGAPE
Suplente: Lourival Martins Vieira, entidade AGAPE
Delegado: Fatima Facim, entidade APMI
Suplente: A definir pela instituição, suplente APMI
Delegado: José Antônio de Medeiros, entidade Vila Velha
Suplente: Simone de Freitas Mickos, entidade Centro
Delegado: Silvio Oliveira Bittencourt, entidade Santa Paula
Suplente: Alonso Ferreira de Sanna, entidade Santa Paula
Delegado: Antônio Ferreira de Andrade, entidade Vila Malvina
Suplente: Manuel Sabel Vera Barreto, entidade Vila Malvina
Delegado: Jose Augusto dos Santos, entidade Parque Hortência
Suplente: Israel de Almeida, entidade Jardim Futura
Delegado: Rosângela Poroloniczak, entidade Maracajú
Suplente: Ângela Matilde Andreghetti Arcego, entidade Maracajú
Delegado: Cleide da Silva da Mota, entidade Pastoral da Criança
Suplente: Janete Albano dos Santos, entidade Pastoral da Criança
Delegado: Antônio Marcos de Oliveira Afonso, entidade Eletrosul
Suplente: Adelson Cassiano Roque, entidade Eletrosul.
A Conferência Municipal de Saúde é o resultado de todas as dez Pré-Conferências realizadas entre 25 de novembro de 2022 até 7 de fevereiro de 2023, nas UBS – Unidade de Saúde da Família e no salão Múltiplo Uso. O objetivo das Pré-Conferências foi levantar informações, propostas e eleger os delegados e suplentes, que levaram as proposições para serem defendidas na 15ª Conferência Municipal de Saúde.
As atividades de Pré–Conferência tiveram a função de comunicar, informar e envolver os representantes de toda a sociedade organizada nos processos de identificação dos problemas sentidos pela comunidade. Também contribuíram com o estudo das suas causas, debateram sobre as possíveis soluções, definiram os responsáveis e formularam diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde.
As Pré-Conferências tiveram um total de 383 participantes, 20 Delegados, 20 Suplentes e 151 propostas foram levantadas.
Portal Guaíra via Assessoria