Um idoso de 83 anos morreu prensado pelo elevador de acessibilidade de instituição de longa permanência em Porto Belo, no Litoral Norte de Santa Catarina, na noite de sexta-feira (17). Segundo a Polícia Militar, acidente aconteceu após a vítima cair da cadeira de rodas.
Ele foi identificado como Valdir Pedro da Rocha e morava no local há pouco mais de um ano. O idoso já estava morto quando a equipe chegou à residência.
Testemunhas relataram aos policiais que, como a vítima estava bastante agitada no início da noite, funcionários tentaram levá-la para o quarto, no andar de cima, para ser medicada.
Durante a elevação da plataforma de acessibilidade, no entanto, o paciente caiu da cadeira de rodas e sua cabeça ficou prensada entre o elevador e o piso superior do prédio.
Segundo a Polícia Militar, uma funcionária, que estava no seu primeiro dia de trabalho, havia conduzido o homem até a plataforma. Quando entrou, fechou a porta e acionou o elevador.
Ela relatou à PM que uma técnica de enfermagem o aguardava no segundo piso. Quando percebeu que o paciente caiu, tentou baixar a plataforma, mas não conseguiu.
O responsável técnico pela empresa de elevador foi chamado pelo estabelecimento, após o ocorrido, para destravar a plataforma. À PM, disse que a manutenção preventiva do elevador está em dia.
Portal Guaíra com informações do G1