O roteiro é conhecido por qualquer iniciante: o sujeito envia um currículo, agenda uma entrevista e ouve: “preciso de alguém que tenha experiência”.
É uma realidade complexa e não dá para simplesmente culpar o empresário. Por outro lado, como um jovem terá experiência se lhe falta oportunidade?
Em Guaíra, a preocupação virou projeto e agora uma lei aprovada pretende dar solução ao impasse. É o Programa Municipal do Primeiro Emprego de Guaíra, o PROMPEG, iniciativa que já está sendo copiada por outros municípios.
Cria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Emprego, o PROMPEG contou com o apoio incondicional do prefeito Heraldo Trento, que enxergou no projeto uma oportunidade de mexer com as estruturas e mudar a realidade do setor empregatício.
O jovem trabalhador agora terá mais chances, caso o empresário adira ao programa.
Há vantagens. O empregador que optar pelo modelo poderá ter créditos de 20% no abatimento de tributos e taxas municipais caso contrate o funcionário em tempo integral; 10% em meio período. Se a opção for por candidatos com deficiência, este índice é de 25% em período integral; e 15% em meio período.
Os jovens em questão precisam ter CPF e RG, título de eleitor, comprovante de residência e declaração de que não teve relação formal de emprego.
Os créditos só serão concedidos após 12 meses em IPTU, ITBI, taxa de coleta de lixo e ISSQN. A taxa será de 0% para fiscalização de funcionamento do estabelecimento.
Podem participar quaisquer empresas guairenses desde que estejam regulares perante o cadastro da dívida ativa municipal e com todas as suas obrigações fiscais e sociais em dia com o município.
“O objetivo é a inserção de jovens no mercado de trabalho, promovendo a inclusão social e geração de renda. Objetivamos fomentar a geração de empregos e até mesmo diminuir a captação de jovens para atividades ilícitas, uma realidade num contexto de fronteira, infelizmente. Queremos incrementar a participação de empresas no processo de políticas e ações de geração de renda. Mas isso só vai realmente dar certo se tivermos a vontade e a consciência do empresário”, explica o secretário Adriano Richter.
Podem participar jovens com idade entre 16 e 24 anos sem experiência, salvo registro como menor aprendiz.
Para participar, a empresa precisa aderir ao programa.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3642 1120 ou 3642 2220.
O PROMPEG está amparado pela lei municipal 2235/2022.
Redação Portal Guaíra