O Município de Guaíra, via SEDE – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, participou na última segunda-feira (27), em Brasília, da entrega do Prêmio Cidades Empreendedoras 2022 – uma parceria do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com a Enap – Escola Nacional de Administração Pública.
O Prêmio tem o objetivo de promover boas práticas para o desenvolvimento do ambiente de negócios nas pequenas e médias cidades brasileiras. No evento, também foi apresentado um ranking de municípios a partir do Índice das Cidades Empreendedoras, desenvolvido pela Enap.
O Prêmio teve 459 iniciativas inscritas em três categorias: até 50 mil, até 100 mil e até 285 mil habitantes. Inscreveram-se 331 prefeituras, 96 instituições públicas e 52 organizações não-governamentais de 23 estados brasileiros.
Na abertura do evento, a presidente da Enap, Betânia Lemos, destacou a importância do índice como um instrumento de política pública. “Mais do que um ranking, ele mostra para cada município o que ele pode fazer, qual a dimensão que ele pode investir e melhorar em termos de política pública para fazer com que o empreendedorismo floresça no município, e leve ao desenvolvimento”.
O secretário da Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo do MDIC, Milton Coelho, também presente na abertura, reforçou a importância desse segmento em números. “[O Brasil é] Um país onde 99% das iniciativas do setor privado são de micro e pequenas empresas, que produz 30% do PIB nacional e gera a grande maioria dos empregos formais no país”, disse. Para ele, iniciativas como o Prêmio e o Índice estimulam as boas práticas, envolvem gestores, integram a iniciativa privada às políticas públicas e contribuem para a marcha de desenvolvimento do Brasil.
Os três vencedores da categoria de até 50 mil habitantes:
- Incubadora Tecnológica de Luzerna – ITL – Luzerna (SC)
- Guaíra, desburocratizando o desenvolvimento – Guaíra (PR)
- The Human Project – Itanhy (SE).
O prefeito Heraldo Trento recebeu o prêmio acompanhado do vice-prefeito, Gileade Osti e do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Adriano Richter.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego de Guaíra destaca que: “Para nós ir até Brasília receber este prêmio, é um reflexo de um projeto que iniciamos lá em 2018, que hoje dá muitos frutos. Temos um ambiente econômico consolidado para atender as demandas das empresas. Para nós da secretaria é uma gratificação muito grande pela grandiosidade desse prêmio entregue pelo Vice-presidente da República. Estamos no caminho certo, mesmo diante das dificuldades nosso trabalho é contribuir e fortalecer cada vez mais esse ambiente. Quando aceitei fazer parte desta pasta um dos meus principais objetivos foi criar projetos que desse mais oportunidade para as pessoas na área do empreendedorismo, projetos como o PROMPEG — Programa Municipal de Primeiro Emprego, que visa desenvolver incentivos ao ingresso dos jovens no mercado de trabalho, e assim promover a inclusão social e a geração de renda. Trabalhamos para contribuir com o desenvolvimento de Guaíra”.
Portal Guaíra via Assessoria