Desde o início de maio, está em operação mais um poço para atender aos moradores de Guaíra. Ele acrescenta ao sistema mais 800 mil litros de água por dia, ampliando em 10% a capacidade de produção na cidade. Os investimentos da Sanepar foram de R$ 2,14 milhões.
Guaíra tem 13 captações subterrâneas e capacidade de produção de água de aproximadamente 8.500 metros cúbicos por dia. A produção atende ao crescimento vegetativo da cidade e permite a instalação de novos empreendimentos.
“Isto é suficiente para garantir água potável na cidade pelos próximos 10 anos e também atender ao novo complexo prisional”, afirma o gerente regional da Sanepar Eduardo Arrosi.
Com outros investimentos de R$ 5 milhões, as obras de implantação do sistema de abastecimento de água no Bairro Vila Eletrosul estão a todo vapor, com 50% já concluídos. Foram executados cerca de 19 quilômetros de rede de distribuição de água, implantada a nova adutora que levará água do poço até o centro de reservação, onde já estão instalados os novos reservatórios. No momento, está em execução a nova casa de tratamento e de bombas, além das obras de redes e anéis de distribuição.
A previsão é que as obras sejam concluídas em dezembro deste ano. A Sanepar é responsável pela operação do sistema de abastecimento de água do bairro desde janeiro de 2023.
A Vila Eletrosul foi criada para abrigar os operários da construção da Usina de Ilha Grande, nos anos 1980. Na época era praticamente independente da cidade de Guaíra, com sistema de distribuição de água próprio. Com a finalização da Usina e o crescimento da cidade, o bairro foi aos poucos sendo incorporado à área urbana do município.
Portal Guaíra com informações da AEN