Aconteceu na manhã desta sexta-feira (19), uma importante reunião promovida pela Câmara Técnica de Ambiente dos Pequenos Negócios do Programa de Desenvolvimento Econômico de Guaíra (PRODESG), com o objetivo de discutir os detalhes e estratégias para a implementação de um Programa de Compras que valorize os negócios locais e estimule a participação do empresariado nas licitações do Município.
A reunião, que contou com a presença de José Altair Schimmelfennig, consultor do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), apresentou informações relevantes sobre as compras públicas realizadas pela Administração Municipal. De acordo com os dados levantados entre 2018 e 2021, apenas 33% das compras foram feitas com empresas locais.
Para fortalecer o comércio da cidade, o consultor enfatizou a necessidade de aumentar esse percentual. “Compras públicas são uma ferramenta para o desenvolvimento local. Se aumentarmos as compras locais em 20%, quanto desse valor pode retornar para o município? Estamos falando de aproximadamente 60 milhões em quatro anos que circulariam no mercado local através da contratação de serviços e aquisição de equipamentos”, afirmou Altair durante a sua apresentação.
Altair também destacou a importância da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que permite a implementação de políticas públicas locais e regionais. Ele ressaltou que outros municípios da região já possuem suas próprias leis para proteger os interesses dos empresários locais, citando o exemplo de Marechal Cândido Rondon, que implementou uma disposição para vender exclusivamente para empresas da região metropolitana daquela cidade.
A expectativa da reunião é que as autoridades públicas e as lideranças empresariais de Guaíra sigam o exemplo de outros municípios e estabeleçam ações conjuntas visando o incremento da compra local. O consultor enfatizou que o primeiro passo é conscientizar e avaliar o processo de compras. Além disso, serão realizadas outras ações, como pesquisas, criação de leis específicas e conscientização dos empresários.
O prefeito Heraldo Trento também esteve presente na reunião e ressaltou a importância do tema. “No nosso plano de governo, já havíamos detalhado nossa preocupação nessa área. Já melhoramos a qualificação e o ambiente interno do setor de compras. No entanto, também precisamos qualificar nossos empresários. Nesse aspecto, outras organizações podem ser parceiras, como a ACIAG, por exemplo. Acredito que trazendo a associação poderemos avançar muito nessa área”, afirmou o prefeito.
A ideia foi bem aceita pelo vice-presidente da ACIAG (Associação Comercial e Empresarial de Guaíra), Jair Schlemer, que avaliou positivamente o encontro. Ele se comprometeu em levar as informações discutidas na reunião para a diretoria da ACIAG, a fim de sensibilizar os associados quanto as formas de capacitar e qualificar o empresariado local. “Acredito que este é um bom tema. Essa iniciativa visa atender às demandas do município e, consequentemente, contribuir para a geração de emprego e renda de nossa cidade”, ressaltou.
Para Ghassan Saifeddine Filho, presidente do PRODESG, a reunião marca um importante passo na direção de uma política de compras públicas mais inclusiva e favorável aos negócios locais em Guaíra. “Esperamos que, com o engajamento e a colaboração de todos os envolvidos, este programa possa ser implementado de forma eficaz, trazendo benefícios tanto para as empresas locais quanto para o desenvolvimento econômico do município como um todo”, pontuou.
Portal Guaíra com Assessoria