No domingo (21), por volta das 12h15, Policiais Militares receberam uma ligação anônima relatando um caso de contrabando. Segundo a denúncia, uma residência escondia uma grande carga de cigarros contrabandeados do Paraguai na área dos fundos.
Uma equipe policial prontamente se deslocou até o local indicado e, ao chegar, constatou a presença de caixas abertas e vazias de cigarros contrabandeados no quintal da residência. Além disso, havia um volume parcialmente coberto por tecidos na área dos fundos, reforçando a veracidade da denúncia. Um veículo Parati, possivelmente carregado com os produtos ilícitos, também estava presente conforme as informações recebidas.
Diante da situação, foi solicitado apoio da Polícia Civil e outras equipes foram informadas sobre o ocorrido. Tentativas de comunicação com os moradores da residência foram infrutíferas, o que levou a equipe policial a tomar a decisão de realizar um adentramento tático no local.
No interior da residência, os policiais encontraram o veículo VW/Parati carregado com cigarros contrabandeados. Além disso, havia um veículo Audi/A3 de propriedade de um dos abordados, no qual não foram encontrados ilícitos durante a busca.
Para garantir a segurança de todos os envolvidos, de acordo com a súmula vinculante número 11 do Supremo Tribunal Federal (STF), ambos os abordados foram presos e algemados. Os presos e a mercadoria foram encaminhados ao pelotão de polícia militar.
Após o ocorrido, a Autoridade Policial Federal foi contatada e orientou que os presos fossem encaminhados à delegacia de polícia federal local, enquanto a mercadoria seria enviada à Receita Federal.
Redação Portal Guaíra