Mais de três horas e com dois lances de vara. Foi dessa forma que Mano, como é conhecido Ironildo Corrêa da Silva, e Xis, Cirley Oliveira Cunha, conseguiram fisgar um peixe da espécie piraíba em um rio boliviano.
A dupla, que pesca junta há mais de 20 anos, saiu da cidade de Brasileia, no interior do Acre, na última quarta-feira (24) para acampar na região. Na manhã de quinta-feira (25), entraram nas águas em uma área remota do Rio Manupare, na região da vila El Sena.
“Esse é um local pouco pescado. Eu, em 20 anos, só pesquei lá cinco vezes. Lá é muito bom de surubim, e o peixe maior fica na boca (do rio). E aí eu falei pro Xis: “vamos usar essa área aqui da boca”, conta Mano.
Mano relata ainda que, no segundo lançamento da vara de pescar, Xis percebeu que havia fisgado algo. Nesse momento, decidiram ligar o motor do barco e começar a sair de ré, pois, pelo peso, era um peixe muito grande para puxar apenas com a força dos braços.
Eles começaram a revezar por conta da força extrema necessária para puxar o animal. Depois de três horas de tentativas, Mano decidiu pular na água para amarrar o peixe, que já estava mais próximo da superfície.
“Aí, quando ela cansou, nós rebocamos ela. Ela encostou no bote, eu agarrei nas abas dela. Pulei na água, abracei ela e joguei dentro do bote pra amarrar, ela em questão de dois minutos”, relembra.
Mano conta que já havia pescado essa espécie, mas nunca com esse tamanho. Segundo ele, o peixe foi levado a um açougue, onde constataram que pesava 182 quilos, com 2,4 metros. Fã de conteúdos de pescaria na internet, ele se sente orgulhoso do feito que conquistou com o amigo.
Ao compartilhar vídeos da pescaria em grupos de mensagens, Mano conta que o assunto ganhou repercussão na região e as imagens viralizaram na internet.
“Quando a gente é fã de uma área, a gente acompanha. E eu, assisto tudo. Sempre via vídeos de outros pescadores que pegavam peixes gigantes, e agora foi a nossa vez. Fico agradecido, sabendo que o assunto está bombando”, comenta.
Portal Guaíra com informações do G1