Você sabe o que é Esporotricose?
Esporotricose é uma doença infecciosa causada pelo fungo Sporothris Schenkii, que afeta principalmente a pele, mas também pode atingir outras partes do corpo, como os pulmões, onde o infectado pode sentir tosse, falta de ar, dor no peito ao respirar e febre.
A transmissão da doença ocorre principalmente por meio do contato direto com o fungo presente no solo, plantas, ou animais infectados, como os gatos, os quais são os principais transmissores da esporotricose para os humanos.
O diagnóstico realizado um médico ou médico veterinário, no caso dos animais, se dá por meio de análise clinica dos sintomas e histórico do paciente e por exames laboratoriais.
A esporotricose tem cura, seu tratamento é um processo longo e demorado, com uma variação de algumas semanas até meses. É de extrema importância seguir as recomendações do médico, ou médico veterinário, e não interromper o tratamento, para que assim seja possível alcançar a cura completa.
Para prevenir essa doença, há algumas medidas que podem ser tomadas, como utilizar luvas e roupas de proteção ao lidar com o solo, plantas ou animais suspeitos de estarem infectados e realizar higiene adequada das feridas e arranhões na pele. Para os donos de gatos, é recomendado manter a higiene dos animais e caso o gato apresente sintomas de esporotricose procure um veterinário para o diagnóstico e tratamentos adequados.
O Município de Guaíra, via Diretoria de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde, possui os medicamentos para tratamento da Esporotricose, em humanos e animais, disponíveis gratuitamente aos cidadãos guairenses.
A Lei Municipal n.º 2163/2021, de autoria do legislativo, que autoriza o Executivo a ceder gratuitamente os medicamentos referentes ao tratamento da esporotricose, tanto em pessoas como em animais.
Para retirá-los, basta apresentar o laudo positivo para a doença e realizar o requerimento junto a Secretaria Municipal de Saúde.
Portal Guaíra com Assessoria