Softwares são ferramentas para dispositivos eletrônicos que nos ajudam em diversas tarefas cotidianas (pessoais e profissionais) relacionadas aos computadores e smartphones. Com a ajuda delas, é possível resolver todo tipo de problema, mesmo aqueles que parecem impossíveis.
Softwares que reparam vídeos, por exemplo, estão entre os mais úteis para quem grava ou edita mídias rotineiramente. Por mais cuidadosos que sejamos, em algum momento vamos nos deparar com uma mensagem de erro ao tentar executar um vídeo. Nesses casos, a quem podemos recorrer?
As ferramentas de reparação de vídeos, é claro! Para esse texto, nós selecionamos 5 delas, dentre aquelas com aplicações mais amplas e as mais específicas. Independentemente do problema que está enfrentando, as chances são altas de que um desses softwares possa te ajudar. Vamos lá!
1 – Wondershare Repairit
O Wondershare Repairit é um software disponível para computadores com os sistemas operacionais Windows e macOS. Ele não se trata de somente uma ferramenta, mas de um conjunto delas. Em todos os casos, o objetivo primário dessas aplicações é a reparação de vídeos, imagens, áudios e outros.
Os principais pontos positivos do Repairit são a sua multiplicidade de ferramentas e a sua facilidade de uso, inclusive para pessoas com nenhuma experiência com computadores. As possibilidades de reparação são aprofundadas, o que significa que ele consegue resolver a maioria dos problemas.
Como aspectos negativos, é válido mencionar que a reparação de vídeos pode levar alguns minutos, dependendo do tamanho do arquivo e da memória do computador onde o software está sendo rodado. Assim que a instalação for concluída, pode ser necessário exercer um pouco de paciência.
2 – VLC Media Player
VLC Media Player é uma ferramenta de execução de mídias de áudio e vídeo. Ela vem compatível com dezenas de extensões de mídia, bem como possibilidades de execução destas. O programa funciona perfeitamente com legendas e canais alternativos de áudio, com atalhos simples e intuitivos.
Os “prós” incluem a facilidade na sua instalação e uso, bem como a ampla gama de extensões compatíveis. Ao mesmo tempo, o VLC Media Player não é um programa exclusivamente dedicado à reparação de vídeos, de modo que ele pode realizar esta tarefa de maneira superficial ou ineficaz.
3 – Backups internos
Essa dica não é exatamente sobre uma ferramenta, mas sobre múltiplas ferramentas. Isto é: cada dispositivo (móvel ou não) e sistema operacional possui seus próprios métodos de backup. Até mesmo aplicativos podem realizar a tarefa, como é o caso do WhatsApp, do Microsoft Word e muitos outros.
Como ponto positivo, backups não exigem que você faça o download de um programa, nem que teste a compatibilidade entre softwares e arquivos. Isso os torna bastante versáteis, especialmente para situações mais simples que exijam o reparo de vídeos e até mesmo o reparo de fotos corrompidas.
Dentre os “contras”, é preciso ressaltar que backups primários, especialmente os automáticos, podem ser bastante falhos. Isto é: embora eles sejam simples, é comum que alguns arquivos acabem não sendo salvos, o que faz com que usuários percam mídias importantes ou as recebam com problemas.
4 – EaseUS
EaseUS é um programa com foco no gerenciamento de partições de disco, incluindo o disco rígido dos computadores. Ele também funciona com partições externas, como é o caso dos HD externos e dos pendrives, muito populares para o armazenamento e transporte de arquivos entre computadores.
Por ser um software que lida com partições, suas possibilidades de reparação e salvamento de arquivos são altas. Pelo lado oposto, ele não é exatamente o programa mais fácil de ser baixado e/ou utilizado, o que pode apresentar alguns desafios caso o usuário não esteja acostumado com o meio.
5 – Serviços de hospedagem em nuvem
Assim como os backups, serviços de hospedagem em nuvem não tratam somente de um programa, mas de múltiplos. Plataformas como Google Drive, One Drive e iCloud oferecem serviços de armazenamento em nuvem tanto para computadores de mesa, quanto tablets, notebooks e celulares.
O maior ponto positivo de serviços dessa natureza é o fato de que eles protegem os arquivos contra problemas físicos com os aparelhos. Isto é: mesmo que o celular seja quebrado, por exemplo, é possível recuperar e reparar fotos corrompidos, já que elas estarão salvas em um servidor na internet.
Por outro lado, serviços de armazenamento em nuvem não costumam ser inteiramente gratuitos e possuem um limite do quanto pode ser armazenado. Caso você deseje reparar múltiplos arquivos, especialmente vídeos, será necessário pagar um valor maior, a fim de salvar todos os seus dados.
Como você pode perceber no decorrer desse texto, cada uma das ferramentas apresentadas têm características próprias que a torna ideal para situações específicas. O mais importante é que você conheça as possibilidades e tome a decisão que mais se adequa ao problema que está enfrentando.
Redação Portal Guaíra