O Município de Guaíra, via Diretoria de Meio Ambiente, da Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, iniciou o plantio de 16 mil mudas de espécies nativas na zona rural, na região do Distrito de Dr. Oliveira Castro e Salamanca.
A finalidade do plantio de espécies nativas em área pública é cumprir a compensação ambiental, o qual é uma medida estabelecida em legislações ambientais para garantir que os danos causados ao meio ambiente sejam compensados, a fim de atenuar os impactos negativos causados por atividades humanas e melhorar o ecossistema local.
Plantar espécies nativas em área pública, tem o objetivo de iniciar a construção da biodiversidade fundamental para manter a diversidade biológica da região. Essas espécies nativas, as quais se destacam a Embaúba, Ipê, Ingá, Arranha Gato, Espinheira Santa, Sangra da água, Açoita a Cavalo e Aroeira, são adequadas para a restauração do ecossistema local.
O plantio dessas árvores e outras plantas nativas, ajudará a restabelecer a estrutura e a função do ecossistema, o que promove a regeneração do solo, a retenção de água e a recuperação da vegetação nativa. Também pode contribuir para a criação de habitats naturais para diversas espécies de plantas e animais.
Com o plantio, essa área verde poderá servir como corredores ecológicos, o que permitirá a conexão entre diferentes fragmentos de habitat, e facilitará o deslocamento e a dispersão da fauna e flora local.
As plantas nativas desempenham um papel crucial na purificação do ar, uma vez que o dióxido de carbono é absorvido e o oxigênio liberado. Ademais, as raízes das plantas ajudam a filtrar a água da chuva, o que diminui a erosão do solo e melhora a qualidade dos recursos hídricos, do ar e da água.
Além dos benefícios ambientais citados, as áreas públicas que terão o plantio de espécies nativas, podem ser utilizadas como espaços educativos por meio da educação ambiental e da conscientização, com as populações locais e visitantes que podem aprender sobre a importância da conservação e da preservação ambiental. Esses espaços também podem incentivar o engajamento da comunidade em ações de proteção ambiental.
A empresa Veritas, a qual é terceirizada, realizará esta ação e as mudas foram recebidas por doação da Itaipu Binacional.
Certamente a secretaria planeja finalizar o plantio no mês de setembro, essa ação é um anseio da administração municipal e principalmente da SEMAIM.
Portal Guaíra com Assessoria