A babá que morreu em um incêndio junto com um bebê, de um ano, em uma casa em um condomínio de luxo em Maringá, no norte do Paraná, tentou proteger a criança e ela mesma com uma toalha e com a água do chuveiro, segundo o tenente do Corpo de Bombeiros Diogo Zanelato.
“A babá, provavelmente, na intensão de proteger a criança, ligou o chuveiro, colocou toalha e tentou se molhar para as chamas não chegar neles [babá e bebê], mas o calor e a quantidade de fumaça se alastram rapidamente”, disse.
O incêndio começou por volta das 5 horas da manhã desta sexta-feira (30), no bairro Jardim Novo Horizonte.
Quatro pessoas estavam dentro da casa. O condomínio é um dos maiores da cidade.
Segundo os socorristas, a babá se trancou em um dos banheiros, junto com o bebê. Os dois morreram após inalarem fumaça.
Os corpos foram encontrados caídos no box do banheiro e com o chuveiro ligado.
Uma mulher de 35 anos e uma criança de três foram socorridos na sacada da casa e encaminhados para o Hospital Santa Casa de Maringá após inalaren fumaça. Eles não tiveram queimaduras.
Início do incêndio
De acordo com o oficial do Corpo dos Bombeiros, o incêndio começou no andar debaixo do sobrado e se alastrou rapidamente para os outros cômodos.
“Muito provavelmente o incêndio se iniciou na parte debaixo da casa, era um sobrado, o que impediu as pessoas a descerem pela escada. Era apenas uma escada, então elas ficaram na parte superior, que foi o nosso maior trabalho”, explicou.
Segundo a corporação, foram mais de cinco horas para combate ao incêndio.
Como evitar incidentes em casa
O subtenente Gilvan, do Corpo de Bombeiros, dá dicas de como evitar incêndios. Em primeiro lugar ele cita os aparelhos de celular que ficam carregando em cima de móveis da casa.
O uso do “T”, que permite que mais de um aparelho elétrico seja ligado ao mesmo tempo, em uma só tomada, também exige cuidados, ressalta o sub-tenente.
Portal Guaíra com informações do G1