O secretário de Segurança Pública do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, falou sobre os trabalhos realizados e os que estão em andamento após as explosões na Cooperativa Agroindustrial de Palotina, a C.Vale, na quarta-feira, 26 de julho.
Conforme informado, são várias horas de trabalho e muitos profissionais envolvidos como Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Samu, profissionais do Gost (Grupo de Operações de Socorro Tático) e sete cães farejadores. Há também a participação de outros profissionais.
Até o momento foram 19 vítimas localizadas, sendo 11 que estão internadas em hospitais da região, oito que estão mortas e uma que está desaparecida.
Sobre a vítima que está desaparecida, o secretário informou que já sabe onde está a pessoa, mas o local ainda é de risco, já que peças ainda estão caindo. A expectativa é que ela seja encontrada com vida, mas o trabalho no local deve acontecer de forma cautelosa.
Ainda segundo o Coronel Hudson Leôncio Teixeira, ainda não foi possível o contato verbal com ela, no entanto, há indícios do local onde ela está.
O comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel Manoel Vasco, explicou que há várias toneladas de grãos nas proximidades e que o montante será retirado de forma lenta. Outras alternativas de acesso são analisadas.
O secretário explica que após a liberação da área pelo Corpo de Bombeiros, a Polícia Científica fará as perícias para indicar o que teria causado as explosões.
Sobre possíveis irregularidades, Hudson diz que qualquer afirmativa é prematura e que o trabalho está em andamento. Ele também complementa dizendo que o objetivo principal é no socorro às vítimas. A princípio, a cooperativa e a empresa que prestavam o serviço estão em dia.
O comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel Manoel Vasco, explica que no local há quatro armazéns. E que a poeira em suspensão pode gerar explosão.
Segundo o comandante, serão buscadas informações de como era realizada a limpeza e quais os cuidados que estavam sendo tomados no local, além dos EPIs (Equipamentos de proteção individual) eram usados.
Sobre em que local teria começado a explosão, o Coronel Manoel Vasco afirma que ainda não é possível saber em qual armazém iniciou, mas que o segundo e o terceiro podem ter impacto maior do fato gerador.
O prefeito de Palotina e presidente do Consamu, Luiz Ernesto de Giacometti, falou sobre o atendimento mobilizado pelas equipes do Consamu com ambulâncias e helicóptero para socorro dos feridos.
O prefeito também decretou três dias de luto oficial no município de Palotina em memória das vítimas do grave acidente ocorrido na cooperativa C.Vale.
VÍTIMAS EM CASCAVEL
Três vítimas estão internadas em hospital particular de Cascavel. Um deles, do sexo masculino, 42 anos, ainda em estado grave e necessitando de suporte avançado. Dois, um do sexo masculino de 46 anos e outro do sexo feminino, 40 anos, estão conscientes e estáveis, sendo que um deles passará por cirurgia e o outro permanece em observação clínica. Um quarto homem, de 32 anos, que estava na unidade morreu três horas depois de entrar no hospital.
Já no Hospital Universitário de Cascavel está mais um homem também leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Dados como idade e nome não foram informados.
Portal Guaíra com informações da Catve