Nos anos de 2021 e 2022, no Município de Guaíra e região ocorreram dois eventos atípicos de grandes volumes de chuvas em um curto período. Situação essa, que voltou a tona uma prática que estava sendo deixada de lado por parte de alguns agricultores do município e região, a “Conservação de Solo”.
Em consequência dos referidos eventos, observou na área rural do município, prejuízos e danos aos solos, estradas, córregos e rios causas pela erosão proveniente do grande volume de chuvas e falta de práticas conservacionistas em determinados locais. Assim novamente se viu a necessidade de retomar as práticas de conservação de solo.
Neste sentido, o Município de Guaíra, via Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, em parceria com as Cooperativas, Sindicato Rural, Itaipu Binacional, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná e Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, realizou no mês de maio de 2023 o segundo evento da agricultura com o tema “Conservação de Solo”.
No referido evento foi trazido a tona a importância das diversas práticas conservacionistas, como rotação de culturas, plantio ao nível, plantio consorciado e a construção de terraços de base larga.
O Município de Guaíra, em convênio com a Itaipu Binacional, possui a atividade de construção e reforma de terraços de base larga, aonde a partir do evento foi amplamente divulgado para aos agricultores e houve uma grande demanda deste serviço.
Desde o início do mês de agosto foi trabalhado para colocar em dia o cronograma de trabalho, haja vista que esta atividade só pode ser executada na janela da colheita da segunda safra e antes do plantio da primeira safra. Até hoje, já foi executado a construção e reforma de terraço em uma área de mais 150 alqueires.
O terraceamento consiste na construção de uma estrutura transversal ao sentido do maior declive do terreno. É uma prática agrícola que serve para reorganizar e impedir a formação de processo erosivo no solo e permitir melhor infiltração da água.
Portal Guaíra via Assessoria