Um verme de 8 centímetros foi encontrado dentro de um cérebro humano pela primeira vez na história. Trata-se do Ophidascaris robertsi, espécie de parasita que costuma viver dentro das cobras píton.
O verme foi encontrado em uma mulher de 64 anos que vive em Nova Gales do Sul, na Austrália, e a descoberta foi divulgada na revista científica “Emerging Infectious Diseases“.
O estudo divulgado na publicação mostrou que os primeiros indícios de que algo estava errado com a paciente, que não teve identidade divulgada, surgiram em janeiro de 2021, quando ela sentiu dor abdominal, diarreia, tosse seca e suores noturnos por aproximadamente três semanas.
Em 2022, ela retornou à unidades de saúde relatando agravamento no quadro de depressão e citando perda de memória. Uma ressonância magnética constatou uma lesão, que, posteriormente, foi descartada pelos médicos, que identificaram o parasita, que foi removido em junho do ano passado. No entanto, o caso só foi divulgado na edição da revista este ano.
A mulher vive em uma região próxima a um lago habitado por pítons. “Embora o envolvimento visceral seja comum em hospedeiros animais, a invasão do cérebro por larvas de Ophidascaris não havia sido relatada anteriormente”, diz o estudo.
Portal Guaíra com informações da Jovem Pan