A Executiva Nacional do Progressistas aprovou, em reunião nesta terça-feira (19), a criação da Agenda Central dos Progressistas, documento que reúne as “cláusulas pétreas” defendidas pelo partido. O texto, aprovado por unanimidade, traz 11 princípios e compromissos que servirão de alicerce das ações e políticas da legenda.
“Nós temos que ter um norte, para que nossos filiados e eleitores possam ter consciência de como pensam os Progressistas de todo o país. São propostas que estão em sintonia com o que pensa a maioria do povo brasileiro” ressaltou o presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira.
A líder do Progressistas no Senado, Tereza Cristina, foi a responsável por organizar o documento e apresentar as propostas à Executiva Nacional. Ela ressaltou que a agenda central está amparada no respeito à Constituição, na promoção do desenvolvimento sustentável no país, na valorização de princípios universais e no compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.
“Tenho certeza de que esse será um divisor de águas, nosso partido sai na frente e mostra o que o Progressistas quer e o que nossa bancada pensa”, destacou.
Cada um dos 11 itens foi aprovado em votação secreta por todos os 49 votantes da reunião. Entre os compromissos assumidos pelos Progressistas, destacam-se: o combate ao aumento de impostos no Brasil e à volta da contribuição sindical; a valorização da vida desde a concepção; a luta pelo fortalecimento do SUS e do ensino de qualidade; a defesa da propriedade; o equilíbrio do cuidado ambiental com o desenvolvimento sustentável; a adoção de políticas de acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência; rejeição a retrocessos na reforma trabalhista e combate à descriminalização das drogas.
Aprovada pela Executiva Nacional, a Agenda Progressistas deverá ser obedecida por todos os integrantes do partido, independentemente de acordos locais ou apoio ao governo federal ou a governos estaduais.
Confira a íntegra do documento:
Com Assessoria