Muitos são os adjetivos naturalmente empregados quando alguém se depara com algo bem executado, bem-acabado, bem construído. O uso do superlativo, porém, exige cautela. Afinal, a linha entre o elogio e o exagero deve ser mantida sob a pena de passarmos pelo ridículo ou pela desconfiança de quem ouve/lê uma afirmação veemente.
No entanto, vale o risco aqui de estampar um elogio verdadeiro: a Asemug (Associação dos Servidores Municipais de Guaíra) teve uma transformação que encontra poucos paralelos em Guaíra. Trata-se de uma gestão revolucionária, com todo o peso que uma frase como esta carrega.
Como testemunha desta transformação, resolvi gentilmente elencar algumas destas mudanças, pois é preciso também valorizar o que temos de bom e exemplar. Criticar é fácil, mas elogiar é bonito.
Quando assumiu a presidência da Asemug, Willian Noritake – um servidor municipal hoje com mais de 30 anos de serviços dedicados ao município – tinha à sua frente um prédio envelhecido e com poucos atrativos para os associados.
Tanto é verdade que o próprio movimento da velha Asemug era irrisório. Os desafios se agigantavam. Contas, contas, e metas aparentemente inalcançáveis.
Naquela altura, era imperativo que a nova gestão precisasse implementar reformas. E elas vieram tanto no plano administrativo quanto no plano estrutural. Uma das primeiras providências foi liberar o salão de festas, então interditado, junto ao Corpo de Bombeiros. A tarefa exigiu recursos e obras pontuais, especialmente depois da tragédia da boate Kiss, no Rio Grande do Sul.
Depois vieram a troca do piso, a reforma e ampliação do quiosque, pintura completa e uma guinada na gestão do bar.
Willian repetia sempre que era preciso diversificar a cozinha, oferecer mais opções aos associados. Veio então a construção da cozinha (mais de 30 mil reais), a oferta de lanches a preços convidativos, porções, cervejas mais baratas e promoções que começaram a atrair os servidores.
Um lugar agradável pressupõe também banheiros adequados. A gestão apostou então em reformas, ampliação do salão (foi desativado um esquecido campo de bocha) e um projeto ousado: a construção de uma piscina.
Com tantas mudanças, não espanta que por três vezes o grupo de Willian foi aclamado para dar continuidade às visíveis mudanças de um espaço que parecia perdido no tempo.
Em tempos de crise nas associações da região, a Asemug viu sair do papel uma obra impensável até então e que não foi uma mera promessa de campanha: a viabilização de uma piscina. Com um investimento de aproximadamente 120 mil reais, o local hoje ostenta uma piscina de 20 por 8 metros. Nesta época de onda de calor exarcebada, a piscina está à disposição dos associados e faz a festa de crianças e adultos.
As obras não pararam por aí. Hoje, ter um espaço kids é uma necessidade. Pensando nisso, a gestão implantou um parque infantil novo, defronte ao espaço de convivência e perto dos olhos dos adultos.
Se existe um salão grande para festas e um quiosque disputado para reuniões menores, por que não mais um? A diretoria da Asemug não titubeou: construiu mais um quiosque, com churrasqueira, dois banheiros, espaço privativo e com direito a vestiário. É um atrativo para os boleiros, que semanalmente usufruem do campo de futebol iluminado e bem cuidado da associação.
Nem só de obras vive uma associação
Estrutura é bom, mas não é tudo. A Asemug inovou em oferecer outros atrativos. O tradicional bingo de final de ano ganhou corpo e já chegou a sortear uma moto. Nesta última edição, premiou em dinheiro, 12 mil reais.
No dia dos pais, nova promoção. Foram sorteados kits de churrasco e no dia das mães, tuppeware. Todas as cartelas distribuídas gratuitamente para quem é vinculado à Asemug.
E para quem não é muito a fim de frequentar o ambiente social, a Asemug oferece outros benefícios, como convênio especial com a Unimed e um limite para lá de vantajoso com as farmácias. O associado tem um limite generosíssimo com praticamente todas as farmácias de Guaíra, tendo o valor gasto descontado na folha de pagamento.
Afinal, saúde é fundamental e deve estar sempre em primeiro lugar.
Quem te viu, quem te vê
Pela excelência conquistada nos últimos anos, é preciso ressaltar que bons exemplos devem ser lembrados. E uma gestão tem nome, rosto, personalidade.
Além do presidente Willian Noritake, o grupo de trabalho conta ainda com a vice-presidente Edina Diniz Meira; com o primeiro tesoureiro Abdulcenir Bacovicz; com o segundo tesoureiro Luiz Vieira; com o primeiro secretário Edson Vicentini e sua suplente Adriana Padilha dos Santos Gonçalves. Também faz parte do time o diretor social Jeferson Dimas Auler. A vice-diretora social Marli Jardim; o diretor de esportes, Marcelo Capatti, bem como o vice-diretor de esportes Heleno Pascoal da Silva. Além destes, o diretor de patrimônio Fernando Oyama e o vice, José Geraldo Rodrigues Alves.
A Asemug mudou muito. E para melhor. Entre o antes e o agora, existe um salto qualitativo inegável. Mérito de quem acredita nas mudanças e semeia com sabedoria.
Hoje, a associação conta com mais de 500 participantes e, com tantos benefícios, deve crescer ainda mais.
Por Cristian Aguazo