Ao menos 20 militares da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) devem ser enviados a Guaíra, no oeste do Paraná, após conflito envolvendo indígenas na região terminar com quatro feridos na última quarta-feira (10). As informações são do G1.
Em ofício da tarde de sexta-feira (12) ao qual a TV Globo teve acesso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública prevê o deslocamento, de carro, de policiais e bombeiros militares do Rio de Janeiro para a cidade paranaense. A expectativa é que os militares viajem ainda neste sábado (13).
Na noite de ontem, o Ministério da Justiça explicou, em nota, que Força Nacional já atua em ações de polícia ostensiva e de polícia judiciária no Paraná, principalmente focadas no combate aos crimes na região fronteiriça Brasil-Argentina-Paraguai.
Segundo a pasta, as operações têm sido conduzidas, inclusive, a pedido do governo estadual, conforme portaria publicada em 11 de dezembro de 2023 no Diário Oficial da União (DOU).
Assim, o ministério diz que já havia agentes das Força Nacional na região de Guaíra e que, agora, deve haver reforço do contingente, que totalizará 30 policiais e 10 viaturas.
Também na sexta, o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, afirmou que, em reunião com o Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, e com autorização do governador do estado, Ratinho Junior, foi liberado o reforço da Força Nacional na região.
As informações são do G1