Um homem de 52 anos foi picado por uma cobra na cabeça durante manutenção de uma cerca elétrica em Apiúna, no Vale do Itajaí, na quarta-feira (17). Segundo os bombeiros, o homem não soube dizer qual era a espécie da serpente. O animal não foi mais visto.
Uma imagem, feita pelos socorristas, mostra dois ferimentos no couro cabeludo da vítima (veja acima).
Conforme os bombeiros, ele relatou que atrás do local onde trabalhava, em casa, havia arbustos, de onde o animal teria vindo. Após ser atacado, conseguiu ir até uma unidade móvel da prefeitura que presta serviço médico na zona rural e pediu ajuda, por volta das 11h15.
A médica fez o atendimento inicial e chamou os bombeiros. O paciente foi levado consciente ao Hospital Doutor Waldomiro Colautti, em Ibirama, cerca de 22 km, para tratamento com soro antiofídico. A unidade não informou qual o estado de saúde dele.
O que fazer em caso de picada?
Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. O torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;
- não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;
- o local da picada deve ser lavado com água e sabão;
- a vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;
- é importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível) pois isso facilitará para escolha do soro antiofídico a ser aplicado.
Portal Guaíra com informações do G1 SC