O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou um projeto piloto de Terapia Ocupacional Recreativa em Saúde Mental com alguns de seus pacientes na USF Vila Alta.
O projeto foi inspirado em ações exitosas compartilhadas nos encontros do Planifica SUS, que é uma estratégia de educação permanente que busca consolidar a operacionalização plena da Rede de Atenção à Saúde (RAS), com foco nas necessidades de saúde dos usuários.
O projeto piloto foi assim idealizado para a realidade encontrada na área de atuação da USF, sendo originado do trabalho e da percepção dos Agentes Comunitários de Saúde quanto aos cuidados com pacientes que necessitavam de maior atenção com sua saúde mental. O projeto ainda está em fase de implantação e realizou dois encontros até agora, com previsibilidade de manter as atividades a cada 15 dias e ampliar gradualmente o número de participantes.
O público alvo são pacientes que os Agentes Comunitários de Saúde perceberam, mediante suas visitas domiciliares, que portam casos leves de depressão e/ou ansiedade, e que podem ser melhorados com atividades recreativas e de manutenção de convívio social. São pessoas que sentem a necessidade de conversar, se sentem isoladas, às vezes até mesmo ociosas. Idosos também são alvos desse projeto, visto que muitos deles sentem a necessidade de maior interação social. Assim, identificou-se que a formação de um grupo recreativo pode auxiliar esses pacientes a melhorar seu quadro depressivo e garantir melhor qualidade de vida. Portanto, o projeto não é focado em pacientes que já fazem acompanhamento mental clínico, mas é destinado a pacientes em condições moderadas e leves de depressão/ansiedade, que podem reverter isso através de atividades recreativas em grupo, sem necessidade de intervenção médica.
Desse modo, a equipe de saúde da USF Vila Alta, ao identificar essa opção de acolher esses pacientes, passou a realizar convites para a população alvo para esses encontros na Unidade de Saúde. Apesar do referido projeto estar ainda nascendo, já recebeu um ótimo feedback dos pacientes que já participaram dos encontros, que ficaram maravilhados em poder desenvolver atividades em grupo, tais como, pintura de desenhos, jogo de binguinho e criação de novas amizades. Além de estimular a atividade mental, esse trabalho contribui para a saúde mental e qualidade de vida da população, dando indícios de que será um projeto exitoso também no Município de Guaíra.
Como o projeto ainda está em fase inicial, deve ser aprimorado junto à equipe de trabalho da USF e a equipe de gestão, além de englobar outros profissionais no projeto junto aos Agentes Comunitários de Saúde, e seus bons frutos colhidos evidenciam a possibilidade de ampliação para as demais Unidades de Saúde da Família futuramente.
Portal Guaíra via Assessoria