No último dia 03 de junho, o Município de Guaíra por intermédio da Superintendência da Guarda Municipal da Secretaria de Segurança Pública e Transito realizou uma prestação de contas, em relação aos investimentos do aumento de efetivo e também após ter uma guarda armada.
É preciso relembrar que nos últimos anos, a Guarda Municipal recebeu investimentos consideráveis, em cursos, treinamentos para formar guardas aptos ao porte e ação com armas, além do concurso público que possibilitou um aumento no efetivo.
O fato da guarda hoje ser armada possibilitou que a equipe pudesse enfrentar novos desafios nos serviços de apoio e também de ações próprias. O secretário de Segurança Pública e Trânsito, explica que por exemplo, antes quando a a guarda recebia um chamado da lei Maria da Penha, não podia ir, porque o risco era grande, pois geralmente o agressor está fora de si e não respeita autoridade militar sem armas. Assim, várias ocorrências que poderiam conter essas situações de risco de vida aos guardas eram evitadas. Após a formação de uma equipe armada, todos os tipos de chamados podem ser acompanhados e apoiados pela Guarda Municipal.
Isso notadamente nos números apresentados na Prestação de Contas, numa simples comparação entre o 1º trimestre de 2023 quando a GM não era armada e o 1º trimestre de 2024, após o armamento. Em 2023, 295 casos foram atendidos pela GM e em 2024 no mês período o número cresceu para 262 atendimentos.
Entre essas ações estão, abordagem para averiguação de suspeito, ameaças, agressão, apoio a eventos do Munícipio,, apoio as forças de segurança como PM, PC BPFRON, PRF, Bombeiros, SAMU, Casa Lar, Conselho Tutelar, Assiste Guaíra, UPA, trânsito, confecções de boletim de Ocorrência, cumprimento de mandado de prisão, denuncia de fogos de artificio, danos ao patrimônio público, lei Maria da Penha, desacatos, furtos ou roubos, , maus tratos de animais, animais soltos em vias públicas, patrulha escolar, perturbação de sossego, prisão em flagrante, veículos apreendidos entre outros.
Outro ponto do qual prestado contas, foi o aumento do efetivo, que se deu após um concurso público e um longo tempo de treinamentos, onde formou 25 novos membros.
O Superintendente da Guarda Municipal enfatiza, “Após o aumento do efetivo a guarda municipal, em razão de ter disponibilidade de pessoal, conseguimos realizar patrulhamento em diversos pontos da cidade simultaneamente, ou seja, possibilita constatar e atuar de forma rápida e eficaz a fim de inibir a criminalidade e condutas delituosas em nossa cidade.”
Esse aumento do efetivo possibilitou que a patrulha escolar voltasse a ser realizada nas escolas municipais, fato que aumenta a segurança das crianças e a agilidade nos atendimentos, bem como a instituição também do plano do botão do Pânico.
Para se ter uma dimensão de quanto 25 novos membros fazem diferença na segurança municipal é só olhar um número de atendimentos realizado antes e depois. Antes dos novos guardas, havia uma média de 173 atendimentos ao mês e após, o número subiu para 386.
Após a prestação de contas o Secretário de Segurança Pública e Trânsito, enfatizou que a GM de Guaíra é uma das poucas, que tem parceria com o Governo no Estado para registro de boletim de ocorrência. Devido um convencido, o sistema de registro também pode ser acessado pelos guarda municipais.
Para encerrar a reunião, foi apresentado modelos dos novos uniformes. A Diretora Municipal da Segurança do
Trabalho, descreveu que o processo, foi moroso, devido à dificuldade de encaixar a necessidade dos guardas aos produtos disponíveis no mercado. “Precisávamos ter algo de qualidade, personalizado, que realmente atendesse a necessidade dos guardas de Guaíra, por exemplo, procuramos muito por um coturno que fosse 100% impermeável, com boa durabilidade e conforto, afinal eles utilizam esse calçado por 12 horas seguidas. E assim foi sucessivamente, uma grande busca por bons materiais”
Com os números positivos e uniforme novo e de qualidade, a Guarda Municipal de Guaíra segue no trabalho da segurança do Município de Guaíra.