Na terça-feira, dia 18 de junho, um artefato artesanal de Guaíra esteve em cenário internacional.
Os fãs do programa Mastercheff Brasil, o maior reality culinário, exibido pela rede Bandeirantes de Comunicação, baseado na franquia original de mesmo nome exibido pela BBC no Reino Unido, apresentado por Ana Paula Padrão, foram surpreendidos na edição número 04 denominado “Fizeram o que deu na telha?”.
Na 4ª e 5ª parte do programa, o desafio solicitado aos participantes, levou as telas um item muito conhecido pela população guairense, a telha de cerâmica confeccionado pelo artesão de Guaíra, Markos Moritz. Os participantes tiveram que fazer uma receita com o Pintado na Telha, que em Guaíra é tido como o prato típico.
Marcos Moritz relatou nesta manhã de quarta-feira (19/06) o quão está feliz por esse fato, “ter o meu produto em um programa de alcance internacional onde leva a cultura, resgata essa delícia do prato típico guairense é uma sensação inigualável. Estou muito feliz”, conta Marcos.
O artesão que começou a fabricar peças de cerâmica ainda menino, aos 15 anos, conta que a telha guairense sempre foi o carro chefe de suas produções. Passou por várias adaptações sugeridas pelos chefs que ousaram em suas receitas, como por exemplo, as alças e os pés, mas que nunca perdeu a essência. “O pintado na telha nasceu ainda com a cultura indígena e padres jesuítas aqui em Guaíra, segundo consta na história e desde aquela época era feito em telhas rústicas. No início as telhas que eu fazia também eram rústicas, mas fui aprimorando até chegar no modelo de hoje, mas tomei todo o cuidado para não perder a essência da origem”.
Marcos Moritz ao longo da sua história, tem seus produtos artesanais vendidos em comércios do Brasil todo. Uma dessas lojas, em Curitiba, foi procurada pela produção do Masterchef, que estavam à procura da telha de barro, original de cerâmica de barro, com característica própria. Exigências que eles encontraram na loja do parceiro do Marcos, que realizou a venda das telhas, que saíram daqui, de Guaíra, diretamente da fábrica do Marcos Moritz.
“O que me deixa mais feliz, não é ter o trabalho reconhecido num programa deste nível, mas é ter o nosso prato resgatado, nossa identidade cultural mostrada, nossa cerâmica. Nossa cerâmica tem muito potencial, Guaíra tem muito potencial. É um produto genuinamente guairense”, exclamou Marcos.
No programa, 6 chefs amadores apresentaram receitas diferentes da que Guaíra conhece. No episódio a Chef Georgia foi a Ganhadora do Pin de Chef com a receita mais elaborada.
O Município de Guaíra por Intermédio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, parabeniza o artista Marcos pela conquista.
Para quem não viu e quer acompanhar esse momento celebre da cultura guairense exposta em rede nacional segue os links https://www.youtube.com/watch?v=iDmsEQ3MS04 e https://www.youtube.com/watch?v=qEh8Avg1Aqk.
Para quem ainda não conhece a receita de Guaíra também segue o link de um vídeo produzido pela Assessoria de imprensa municipal no quadro Delícias Guairenses https://youtu.be/1qvQ1UuE128 gravado com o chef Nei Neotte.
E quem quiser adquirir telhas genuinamente guairense é só procurar o artista @markos_moritz, que também é professor de artesanato pela escola de Arte Marques de Guaíra.
Portal Guaíra via Assessoria