O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou os alertas sobre o risco de tempestades para 261 cidades do sul, oeste e centro do Paraná – ou seja, mais da metade do estado.
O aviso indica a possibilidade de chuvas e ventos fortes e queda de granizo ao longo desta segunda-feira (24), até às 21h.
O primeiro alerta era válido desde a madrugada, e nas primeiras horas do dia algumas regiões já registraram estragos causados por temporais. Em São Miguel do Iguaçu, no oeste, uma tempestade de cerca de cinco minutos arrancou telhados e derrubou árvores e galhos, por exemplo.
O meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), ressaltou na manhã desta segunda-feira (24) que as condições do tempo estão distintas no Paraná.
“Nas áreas mais ao sul e oeste do estado o destaque é a chuva, que ocorre desde a madrugada em várias cidades. Entre a região metropolitana de Curitiba e o Litoral, a nebulosidade aumentou bastante nestas últimas horas, mas ainda não ocorre chuva. Já entre parte dos Campos Gerais e quase toda a faixa norte paranaense continua com predomínio de sol e também rápido aquecimento”, disse.
Segundo o Inmet, ao longo desta segunda-feira (24) a chuva pode acumular entre 30 e 60 mm por hora e totalizar entre 50 e 100 mm por dia.
Para os ventos, a previsão é que as rajadas alcancem até 100 km/h.
Com isso, o instituto alerta para os riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Segundo o Simepar, o retorno das chuvas em parte do estado na segunda-feira (24) se deve ao avanço de uma frente fria pelo sul do Brasil.
“Nos Campos Gerais, região metropolitana de Curitiba e no litoral as precipitações ocorrem preferencialmente a partir da tarde, enquanto no oeste, sudoeste e no sul as chuvas ocorrem em vários momentos da segunda-feira. Não se descarta ocorrência de tempestades de forma bem pontual. No noroeste e no norte a chance de chuva é muito baixa, por isso ainda faz bastante calor. As rajadas de vento seguem moderadas, principalmente entre o final da manhã e tarde.
O Simepar também ressalta que o tempo continua mais instável entre terça (25) e quinta-feira (27), com chuvas ocorrendo com maior frequência na metade sul paranaense.
“No noroeste e no norte, os eventos devem ser muito isolados (mais nuvens do que chuva)”, informa.
Portal Guaíra com informações do G1