Clima – Frio intenso atinge sul do país com alerta de geada no fim de semana

Primeiro fim de semana de julho vai ser de frio no sul. Alerta laranja de queda de temperatura na parte mais sul, região de Bagé e Pelotas, e amarelo na maior parte do estado, incluindo Canoas, Passo Fundo e Porto Alegre. Possibilidade de geada e temperaturas variando de menos três a quatro graus no sábado no centro e sul. Nas outras áreas ficam entre cinco e dez graus.

No domingo, a massa de ar frio mantém mínimas entre 0 e 4°C no Oeste, Campanha e Sul. Nas demais regiões, mínimas de 6 a 10°C. Também com possibilidade de geada. Esse frio deve permanecer, pelo menos até terça-feira.

Já a questão hidrológica, de chuvas e inundações, atualmente, segundo a Defesa Civil, está dentro da normalidade. Menos na região do Guaíba, que tem níveis de atenção e alerta.

E com a queda de temperatura, a orientação é para que a população tenha cuidado, principalmente com os idosos, crianças e doentes. Se agasalhar ao máximo e evitar locais fechados e com pouca ventilação. A preocupação também é com os desabrigados e desalojados pelas chuvas. Essa semana, foi inaugurada a primeira “cidade provisória”, que vai abrigar 630 pessoas, são famílias que estavam em abrigos em Canoas. E vai ser uma cidade mesmo. 120 casas, refeitório, posto médico, policiamento…Previsão de ocupação total do local até o dia 15.

Lembrando que hoje, mais 5621 famílias recebem o Auxílio Reconstrução. Aqueles 5100 reais pagos em parcela única. São 444 cidades como reconhecimento de situação de emergência ou de estado de calamidade pública em vigor e que, com isso, podem fazer o pedido do benefício. As prefeituras têm até o dia 12 para isso.

Portal Guaíra com informações da EBC

Acesso Restrito

O primeiro passo é identificar-se como um usuário legítimo que tem permissão para acessar o painel. Isso geralmente envolve inserir um nome de usuário e uma senha.

Clima – Frio intenso atinge sul do país com alerta de geada no fim de semana

E com a queda de temperatura, a orientação é para que a população tenha cuidado, principalmente com os idosos, crianças e doentes.