Educação – Matrículas no ensino superior EaD superam as presenciais no Brasil

(Foto: Divulgação/MCTIC)

Pela primeira vez, o número de matrículas no ensino superior à distância superou o das graduações presenciais no Brasil. Em 2024, 50,7% dos estudantes estavam matriculados em cursos de EaD. São 5,1 milhões de alunos a distância, contra 5 milhões no ensino presencial. O aumento foi de 5,6% em relação ao ano anterior.

Esses e outros dados estão no Censo da Educação Superior 2024, divulgado nesta segunda-feira (22) pelo Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A pesquisa, feita todos os anos, está disponível no portal do Instituto.

O Brasil registrou, no total, 10 milhões de estudantes matriculados no ensino superior no ano passado. A expansão das vagas no ensino remoto nos últimos anos tem sido decisiva para esse cenário.

O Censo também reforça a importância das instituições públicas na formação superior no país. A maior parte das universidades brasileiras é pública, elas representam 56,3% do total. O levantamento mostra ainda que, na média nacional, um em cada três estudantes que concluiu o ensino médio em 2023 ingressou na universidade já no ano seguinte.

Mas os dados variam de acordo com a rede de ensino. Na rede federal, 64% dos concluintes seguiram direto para a educação superior, índice acima da média nacional. Na rede estadual, que concentra o maior número de estudantes, a taxa foi de 27%. Já na rede privada, chegou a 60%.

O Censo da Educação Superior usa informações do Sistema e-MEC, do Ministério da Educação, que reúne os registros de todas as instituições, cursos e locais de oferta. Os resultados são fundamentais para o diagnóstico e para decisões voltadas à expansão e à qualidade do ensino superior no Brasil.

Portal Guaíra com informações da EBC

Acesso Restrito

O primeiro passo é identificar-se como um usuário legítimo que tem permissão para acessar o painel. Isso geralmente envolve inserir um nome de usuário e uma senha.

Educação – Matrículas no ensino superior EaD superam as presenciais no Brasil

Dados são do Censo da Educação Superior 2024.