Clima – Tornado de intensidade moderada é confirmado na fronteira entre Paraguai e Paraná

Meteorologistas confirmaram que o fenômeno registrado no domingo (21), no município de Santa Rosa del Monday, no departamento de Alto Paraná, no Paraguai, região que faz divisa com o estado do Paraná, foi um tornado de intensidade moderada. A avaliação técnica indica que os danos observados são compatíveis com ventos superiores a 100 km/h.

Segundo o Portal ABC Color do Paraguai, a confirmação foi feita pelo diretor da Direção de Meteorologia e Hidrologia (DMH) do país vizinho, Eduardo Mingo, que classificou o fenômeno como um tornado F1 na escala Fujita. O evento foi registrado por moradores da zona rural do município.

Segundo Mingo, os dados de monitoramento já indicavam, desde o início, a possibilidade de um tornado dessa categoria.

“A escala Fujita varia de F0 a F5. Neste caso, trata-se de um F1, considerando a curta duração do evento e o nível de destruição observado, associado a ventos entre 100 e 150 km/h”, explicou.

O diretor destacou ainda que a classificação do tornado é realizada de forma indireta, com base na análise dos estragos provocados na área atingida. A partir desses danos, é possível estimar a velocidade dos ventos e confirmar a ocorrência do fenômeno meteorológico.

A região de Alto Paraná é frequentemente monitorada por autoridades meteorológicas por estar próxima à fronteira com o Brasil, especialmente com cidades do oeste do Paraná, onde eventos climáticos severos também costumam ser registrados.

Portal Guaíra com informações do ABC Collor

Acesso Restrito

O primeiro passo é identificar-se como um usuário legítimo que tem permissão para acessar o painel. Isso geralmente envolve inserir um nome de usuário e uma senha.

Clima – Tornado de intensidade moderada é confirmado na fronteira entre Paraguai e Paraná

A região é monitorada devido à proximidade com o Brasil e eventos climáticos severos.