Pelo menos 105.017 pessoas foram atingidas por temporais no Paraná desde a última quinta-feira (26) até esta quarta-feira (1º). É o que indica o mais recente balanço da Defesa Civil do Paraná, divulgado às 7h desta quarta.
Conforme o documento, 899 pessoas estão desabrigadas, ou seja, dependendo de abrigos públicos, e 2.885 estão desalojadas, ou seja, refugiadas em casas de parentes ou amigos.
O órgão afirma que 8.199 casas foram danificadas e 20 foram destruídas.
Também de acordo com a Defesa Civil, 112 cidades tiveram danos registrados.
Em Ipiranga, nos Campos Gerais, o alagamento deixou metade da população ilhada. De acordo com a prefeitura municipal, cerca de sete mil pessoas de onze comunidades rurais estão isoladas. Dados do último Censo Demográfico (2022) apontam que, no total, a cidade possui 14,1 mil moradores.
Moradores que ficaram desabrigados por causa das chuvas em União da Vitória, sul do estado, tiveram que voltar para abrigos na segunda. O motivo foi o nível do Rio Iguaçu, que subiu novamente.
Também em União da Vitória, a força do vento derrubou um idoso que caminhava pelas ruas da cidade. Segundo o Simepar, o vento que atingiu o município foi de 65,5 km/h.
Portal Guaíra com informações do G1