Cerca de 20 cidades do Paraná registraram estragos devido às rajadas de ventos registradas na noite de quarta-feira (12). Entre elas está Dois Vizinhos, no sudoeste do Paraná, que teve a estrutura de um posto arrancada pelo vendaval.
Meteorologistas explicaram que as fortes chuvas e vendavais foram por influência pela passagem de um ciclone extratropical pelo sul do país. O fenômeno não chegou a passar pelo Paraná, e se dirigiu para o oceano.
A cobertura do posto que foi danificada fica às margens da PR-180. As rajadas chegaram a 90 km/h, segundo o Copo de Bombeiros.
Em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, houve registro de queda de árvores e postes. Moradores ficaram sem energia elétrica.
De acordo com os dados Governo do Paraná, o município de Santo Antônio do Sudoeste registrou queda de árvores, oito casas foram danificadas e 32 pessoas foram afetadas.
Em Rebouças, na região central do estado, 1.003 pessoas foram afetadas por alagamentos; três ficaram desalojadas, segundo o governo.
Moradores sem energia elétrica
Até a manhã desta quinta-feira (13), 173 mil consumidores estavam com o fornecimento de energia interrompido no estado, segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel).
De acordo com o capitão da Defesa Civil, Marcos Vidal, as regiões mais atingidas no Paraná foram a sudoeste e oeste.
“Várias regiões do estado ainda podem ser afetadas ainda nesta quinta-feira, principalmente a região leste, como Curitiba, região metropolitana e litoral”, disse.
Cidades afetadas
O Governo do Paraná divulgou o boletim das ocorrências relacionadas aos vendavais e chuvas registrados na noite de quarta-feira (12) e madrugada desta quinta (13).
Veja, abaixo, as cidades atingidas:
- Curitiba;
- São José dos Pinhais;
- Toledo;
- Braganey;
- Ouro Verde;
- Ibema;
- Quedas do Iguaçu;
- Serranópolis do Iguaçu;
- Diamante d’Oeste;
- Capitão Leônidas Marques;
- Foz do Iguaçu;
- Palmas;
- Pato Branco;
- Coronel Vivida;
- Mangueirinha
- Ramilândia;
- São Mateus do Sul;
- Prudentópolis.
Recomendações
A Defesa Civil alerta para moradores ficarem atentos a chegada de temporais. O órgão divulgou uma lista com orientações para situações de temporais e vendavais. Entre elas, estão:
Temporais
- Evitar contato com as águas;
- Não dirigir em áreas alagadas;
- Evitar pontilhões e pontes submersas;
- Redobrar atenção com as crianças
Deslizamentos
- Fique atento a inclinação de postes e árvores;
- Qualquer movimento de terra ou encostas próximo às suas residências;
- Aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
Ventos fortes
- busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes e outros objetos que possam ser arremessados;
- no local abrigado, fique longe de janelas.
Portal Guaíra com informações do G1