O ex-presidente Jair Bolsonaro foi formalmente intimado na quarta-feira (23) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília.
A intimação foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da ação penal que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado ocorrida em 2022.
A decisão foi tomada após Bolsonaro realizar uma transmissão ao vivo direto da UTI na noite anterior.
Na avaliação do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, a live demonstrou que o ex-presidente estava consciente e em condições de receber a citação judicial, mesmo estando internado.
Durante o cumprimento da medida, Bolsonaro se exaltou e questionou a presença da oficial de Justiça no quarto da UTI, dizendo: “A senhora tem ciência que está em uma UTI?”. A reação foi registrada no auto de diligência.
Com a intimação, a defesa de Bolsonaro terá o prazo legal para apresentar resposta ao STF.
O ex-presidente está internado desde o dia 11 de abril, após ser submetido a uma cirurgia de emergência para tratar uma suboclusão intestinal. O procedimento durou cerca de 12 horas, e ainda não há previsão de alta hospitalar.
A ação penal em questão é uma das principais investigações em curso contra Bolsonaro e trata de sua possível participação em articulações que buscavam reverter o resultado das eleições de 2022 por meio de atos considerados antidemocráticos.
Redação Portal Guaíra