Brasília – Bolsonaro tem melhora progressiva dos exames, diz boletim médico

O ex-presidente Jair Bolsonaro, do Partido Liberal, permanece internado no Hospital DF Star, em Brasília, desde o dia 13 de abril. De acordo com o boletim médico divulgado pela unidade de saúde, ele continua clinicamente estável e apresenta melhora progressiva nos exames laboratoriais do fígado. Apesar do avanço no quadro, Bolsonaro ainda está na Unidade de Terapia Intensiva, sem previsão de alta.

Segundo informações da equipe médica, o ex-presidente ainda não realiza alimentação por via oral. Ele está recebendo suporte calórico e nutricional de forma endovenosa.

O hospital também informou que persiste a gastroparesia, uma condição caracterizada pelo retardo do esvaziamento do estômago. No entanto, Bolsonaro apresentou sinais iniciais de movimentos intestinais espontâneos, mas ainda sem condições de ser alimentado por via oral ou por sonda gástrica.

O ex-chefe do Executivo realiza sessões de fisioterapia motora e recebe medidas para a prevenção de trombose venosa. Desde a internação, há duas semanas, a equipe médica tem divulgado boletins diários sobre a recuperação do paciente.

Na última quinta-feira, dia 24, Bolsonaro teve uma alteração na pressão arterial, que se estabilizou novamente na sexta-feira, dia 25. No boletim de sábado, dia 26, foi informado que o ex-presidente apresentou episódios de soluço e que seu sistema digestivo ainda não retomou o funcionamento normal, o que impede a retomada da alimentação oral.

Confira a íntegra do boletim divulgado:

O Hospital DF Star informa que o ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva, em acompanhamento pós-operatório. Seu estado clínico é estável. Houve melhora progressiva dos exames laboratoriais do fígado. A gastroparesia persiste, embora tenham sido observados sinais iniciais de movimentos intestinais espontâneos, ainda sem condições para alimentação por via oral ou sonda gástrica. Ele continua recebendo suporte calórico e nutricional exclusivamente por via endovenosa. O paciente segue realizando fisioterapia motora e recebendo medidas de prevenção de trombose venosa.

Bolsonaro continua com restrição de visitas e sem previsão de alta da Unidade de Terapia Intensiva.

Redação Portal Guaíra

Acesso Restrito

O primeiro passo é identificar-se como um usuário legítimo que tem permissão para acessar o painel. Isso geralmente envolve inserir um nome de usuário e uma senha.

Brasília – Bolsonaro tem melhora progressiva dos exames, diz boletim médico

Ex-presidente está internado há duas semanas; ele passou por uma cirurgia de desobstrução do intestino