A Polícia Federal, com o apoio da Agência de Inteligência do 5º do Comando Regional da Polícia Militar do Paraná, deflagrou na manhã de sexta-feira (1) a Operação Apeatã, com o objetivo de desmantelar célula da organização de uma facção criminosa enraizada em Cafelândia, no Oeste do Paraná, responsável pela prática de diversos homicídios e pelo comando do tráfico de drogas local.
O grupo elevou significativamente o índice de homicídios cometidos na cidade, tornando-o próximo dos índices encontrados nas cidades mais violentas do País (60,7 mortes por 100 mil habitantes).
Cerca de 60 policiais federais, com apoio da PM, cumprem três mandados de prisão preventiva e outros oito mandados de busca e apreensão, sendo sete em Cafelândia e um em Foz do Iguaçu.
Além da prática de homicídios, os criminosos costumavam infligir castigos e torturas àqueles que contrariavam os interesses da facção. Também se apurou que os familiares costumavam alertá-los acerca da presença de integrantes das forças de segurança pública na região.
Portal Guaíra via Assessoria