O avanço de um ciclone extratropical pode provocar chuvas no Paraná a partir desta sexta-feira (10), segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
O fenômeno, de acordo com o Simepar, vai trazer uma frente fria ao estado. O ciclone extratropical pode causar o aumento de ventos no decorrer do dia em regiões do Paraná.
Apesar da chegada da frente fria, grande parte do Paraná vai seguir com temperaturas altas nos próximos dias. Do dia 10 ao dia 15 de maio, há previsão de chuva nas regiões mais próximas de Santa Catarina (SC).
Ciclone extratropical
No Sul do Brasil, o fenômeno começa a se formar na madrugada desta quarta-feira (8) próximo da costa da Argentina, na altura da província de Buenos Aires. De acordo com o Climatempo, a região está sob risco de ventos acima de 85 km/h e fortes chuvas.
“A presença dele vai favorecer o aumento da intensidade dos ventos pela região Sul do Brasil. Além disso, ele dá origem a uma nova frente fria”, diz o Climatempo.
O avanço da frente fria no decorrer do dia vai aumentar a instabilidade no Paraná. A previsão é de pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas.
Portal Guaíra com informações da Massa News