A cidade de Erval Velho, no Oeste de Santa Catarina, é atingida por estragos causados pela chuva nesta quinta-feira (16). O município de 4,8 mil moradores, que já havia registrado uma enchente há menos de dois meses, em 5 de outubro, amanheceu com diversas ruas e imóveis alagados.
Uma ponte na região central do município, por onde passa o Rio Erval que subiu de nível, também ficou coberta pela água.
“Erval Velho novamente debaixo d’água. Dá uma olhada aqui. Uma rua não é mais rua, é rio”, disse o prefeito Severino Jaime Schimidt.
Segundo o político, cerca de 60 casas teriam sido atingidas com o aumento do nível do rio que corta a cidade. A creche municipal e o Centro Comunitário, que já haviam sido parcialmente destruídos no início de outubro, foram novamente atingidos.
Até a última atualização do texto a prefeitura não havia informado se havia pessoas desabrigadas ou desalojadas.
Além de Erval Velho, a chuva também causou estragos em outras cidades da região. Em Guaraciaba , a Igreja Matriz ficou completamente destruída depois que o temporal destelhou o imóvel.
Em Concórdia, a cidade cancelou a aula na rede municipal por conta dos alagamentos. Houve também de ocorrências em Barra Bonita, Maravilha, Seara, São Miguel do Oeste e Descanso.
O mau tempo é causado pela influência de uma frente fria aliada ao fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica. A Defesa Civil Estadual alerta que há risco de temporais e chuva volumosa, com raios, rajadas de vento, queda de granizo, alagamentos e enxurradas.
Portal Guaíra com informações do G1