O Município de Guaíra realizou na manhã desta sexta-feira (27) a entrega de duas novas estruturas públicas: o Abrigo Institucional Casa Abrigo e a quadra de areia para a melhor idade, parte do Centro de Convivência Espaço Feliz. As obras foram promovidas pela Secretaria de Assistência Social e representam avanços na oferta de serviços de proteção e convivência.
O Abrigo Institucional Casa Abrigo foi inaugurado como um espaço dedicado ao atendimento de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos em situação de vulnerabilidade. O local oferecerá acolhimento emergencial e provisório, com respeito às diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Com capacidade para até 20 acolhidos, o serviço conta com uma equipe de 23 profissionais, assistente social, psicólogo, cuidadores e outros. Até então, o atendimento ocorreu em um imóvel alugado. A nova estrutura, foi projetada para proporcionar um ambiente mais acolhedor e adequado às necessidades dos acolhidos, com seis quartos, seis banheiros, um berçário, uma sala de reunião, uma sala de coordenação, uma sala de equipe técnica, duas rouparias, uma sala de visitas, uma despensa, uma cozinha, uma sala conjugada, uma guarita e uma garagem. A obra, vinculada a uma política de alta complexidade, teve recursos próprios investidos, de R$ 2.382.010,31, para garantir dignidade e qualidade ao serviço, no atendimento a crianças e adolescentes encaminhados pelo Poder Judiciário e pelo Conselho Tutelar.
A solenidade contou com a presença de servidores, autoridades e também do padre Jauri Strieder que realizou a benção da Casa Abrigo.
A coordenadora do Serviço de Acolhimento Institucional Casa Abrigo Josinete Bacovicz realizou uma fala repleta de emoção ao agradecer à gestão por oportunizar essa conquista ao serviço de acolhimento. Na sequência, a Secretária de Assistência Social, Ligia Lumi, reconheceu o trabalho das demais gestões e convidou a ex-secretária Keila Marta para dividir o reconhecimento. O presidente do Legislativo parabenizou a conquista do Município. O vice-prefeito Gileade relembrou o caminho burocrático percorrido pela gestão, desde a solicitação à União para ceder o terreno ao Município. O prefeito Heraldo Trento relatou que esse era um compromisso de gestão e que é uma honra poder entregar uma casa de acolhimento municipal com tamanha qualidade.
Na sequência das comemorações, foi inaugurada a quadra de areia para a Melhor Idade, com área de 364 m². O espaço foi construído no Centro de Convivência Espaço Feliz, com recursos próprios do município, somando R$ 113.121,00.
A quadra integra um projeto municipal que incentiva a prática esportiva na terceira idade, promove saúde e bem-estar. Recentemente, os atletas de Guaíra se destacaram nos Jogos da Melhor Idade e conquistaram posições de destaque em modalidades como peteca, dama e vôlei adaptado.
A solenidade também contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito Heraldo Trento, o vice-prefeito Gileade Osti, representantes do legislativo e coordenadores dos serviços destacados. Após os atos solenes, a população teve acesso aos novos espaços e comemoraram mais um passo no fortalecimento das políticas públicas para a Melhor Idade.
Nessa ocasião, a coordenadora do serviço de convivência da Melhor Idade, Maria Waldir destacou a participação dos membros do grupo. Ligia Lumi, mais uma vez, dividiu sua fala com a ex-secretária Keila ao contar o processo de conquista da quadra. O vereador Luiz Carlos Lima, ao representar o legislativo municipal, enfatizou o apoio da Câmara às atividades relacionadas à Melhor Idade. O vice-prefeito Gileade se comprometeu para a próxima gestão, onde será o prefeito, a dar continuidade no processo de transformação do local com a construção de uma quadra específica para peteca, uma piscina para hidroginástica e natação, bem como uma quadra poliesportiva. O prefeito Heraldo, em tom de despedida da gestão, agradece a todos os idosos pela oportunidade de ter servido à comunidade da Melhor Idade.
Portal Guaíra via Assessoria