As comemorações dos 73 anos de emancipação política de Guaíra realizadas no domingo (10) incluíram atividades esportivas, tradicionais e homenagens religiosas. A programação começou com a 6ª Etapa do 8º Cicloturismo Caminhos do Iguaçu, seguido por uma cavalgada e pela comemoração dos 90 anos da Igreja Nuestro Señor del Perdón, conhecida como Igrejinha de Pedra, que registrou sua primeira missa em 1934.
O Cicloturismo reuniu cerca de 200 participantes que percorreram pontos históricos, como a Mata do Quartel e estradas rurais da cidade. Paralelamente, uma cavalgada reuniu diversos entusiastas do hipismo em um evento que buscou resgatar elementos culturais.
Ainda no domingo, a Igreja Nuestro Señor del Perdón foi palco de uma série de celebrações religiosas, organizada pela Comunidade católica e a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura do Município de Guaíra. A programação especial incluiu uma missa em latim, seguida por uma cerimônia de renovação de votos de casais e uma celebração de batizados. À noite, a comunidade local se reuniu em frente à Igrejinha, decorada com iluminação natalina e um letreiro que destacou as nove décadas da construção, considerada um marco de fé e história na cidade.
A missa da noite foi conduzida pelo padre Jauri Strieder, da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, com apoio de sacerdotes Ricardo Pionner de Formosa do Oeste, Nelton Heinkmeier da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Bernardo Sapu de Mundo Novo- MS. Após o ato religioso, autoridades civis e eclesiásticas participaram de uma breve cerimônia em homenagem à igreja, que incluiu a distribuição de bolo e suco primeiramente as crianças e posteriormente a todo público presente.
Para encerrar a noite, a Banda Colo de Deus fez um grandioso show para o público local. O show da Banda Colo de Deus entrou para a história de Guaíra. Um público expressivo em número e voz esteve presente e cantou do começo ao fim as músicas da banda, que é a sensação da juventude católica. Nem mesmo a queda de energia, devido a uma falha nos geradores tirou o brilho do momento épico que marcou a noite do dia 10 de novembro de 2024, como uma das mais emocionantes e bonitas.
As comemorações em Guaíra continuarão ao longo da semana. Na quarta-feira (13), a dupla Ícaro e Gilmar marcará presença no palco às 22h, com Parabéns para Guaíra a meia-noite. Na sexta-feira (14), será a vez da dupla gospel Jeferson e Suelen, com uma apresentação religiosa para a praça pública, às 20h.
Portal Guaíra via Assessoria