Desde o dia 07 de julho, uma ação em prol do desenvolvimento econômico de Guaíra vem sendo realizada por um grupo de empresários e formadores de opiniões em parceria com o SEBRAE. Trata-se do PRODEC — Programa de Desenvolvimento Econômico de Guaíra.
No início do mês de julho, especialistas em economia do SEBRAE, iniciaram através de uma reunião na ACIAG, o PRODEC. Na ocasião, foi apresentado o objetivo do projeto, que visa diagnosticar um cenário econômico real da cidade e propor junto a criação de um Conselho de Desenvolvimento o plano de crescimento a médio prazo para Guaíra. Esse Prodec é um produto conceituado aplicado em diversas cidades do Estado, como Maringá e São José dos Pinhais, que tiveram crescimento expressivo como resultado. Faz parte de um dos melhores produtos do conceituado SEBRAE.
Inicialmente foi formado um Comitê Gestor Organizador, que futuramente abrirá espaço para a formação e um Conselho de Desenvolvimento Econômico. Ficou a cargo desse comitê, elencar empresários, profissionais de diversas áreas, formadores de opiniões de idades variadas e segmentos para fazerem parte do primeiro passo do diagnóstico, que participaram de uma rodada de entrevistas, realizadas por profissionais do SEBRAE, durante o mês de agosto.
No próximo dia 20/09, haverá uma palestra, transmitida pela página do Facebook oficial do Município de Guaíra, a partir das 19h30min com o renomado Professor Alexandre Florindo Alves, que marcará o início da fase denominada, Diálogos do Desenvolvimento. Para participar basta você acessar o link https://docs.google.com/forms/d/1hcPmz0QvvWJktDtHAa41rhhLchfqoCskpfypSmPsKoc/edit e (efetuar) sua inscrição.
O vereador licenciado e Secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Adriano Richter, ressalta que o Prodec: “não é um produto, serviço ou obra da administração municipal. “É importante dizer, que o Prodec é um movimento de várias pessoas, que não necessariamente, estão ligadas a administração municipal. O comitê organizador conta com alguns nomes do quadro da administração municipal, e também com outros que compõem diversos segmentos da sociedade organizada. Deixo bem claro isso, porque, as pessoas por vezes, tem um certo preconceito, falando ser politicagem, mais um ato político e o PRODEC não é nada disso. O Prodec precisa da participação de todos para podermos ter um cenário real da economia da cidade e em cima disso poder planejar ações, que, de fato, façam a diferença no desenvolvimento de Guaíra, o objetivo de todo cidadão guairense. Todos querem uma Guaíra melhor, com mais empregos, com mais oportunidade e o PRODEC é o caminho para isso. Por isso, peço que participem, façam parte desse projeto. Juntos, certamente Guaíra alcançará o objetivo de crescimento econômico, que elevará a cidade ao patamar de referência no Estado e no País.”
Portal Guaíra via Assessoria