Um importante projeto para a população rondonense está prestes a se tornar realidade: o Condomínio do Idoso. Na manhã de quinta-feira (10), integrantes da Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR) estiveram na prefeitura para dar início às tratativas relacionadas à implementação do projeto, além de realizar uma visita técnica ao terreno onde a obra será executada. O condomínio será construído ao lado do Clube de Idosos Amizade, no bairro Botafogo.
Participaram da reunião o prefeito Adriano Backes e a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Andria Backes, que receberam o coordenador regional da COHAPAR, Gerson Paranhos; o engenheiro Percio Almeida Fistarol; e a chefe do escritório da companhia, Lucilei Marchiori. Também estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Kohler (Claudinho); o secretário de Planejamento, Anderson Bento Maria; a diretora de gabinete, Lúcia Pletsch Galeski; e membros da Secretaria de Assistência Social.
A obra será viabilizada por meio de uma parceria entre a prefeitura e a COHAPAR, seguindo o modelo do projeto Viver Mais Paraná, uma vertente do programa estadual de habitação Casa Fácil Paraná. O investimento estimado é de aproximadamente R$ 10 milhões, oriundos da COHAPAR, por meio da intervenção do deputado estadual Hussein Bakri, atendendo a um pedido do poder executivo municipal.
O condomínio fechado contará com uma estrutura completa para o bem-estar dos moradores, incluindo centro de convivência, ambulatório, academia ao ar livre, salão de festas, quiosques de jogos, espaço para fisioterapia, piscina coberta e aquecida para hidroginástica, biblioteca, guarita e estacionamento. Serão construídas 40 casas populares de 40m², todas adaptadas para idosos.
Cada unidade contará com um quarto, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa, com capacidade para abrigar duas pessoas.
A administração municipal deverá entregar toda a documentação necessária à COHAPAR até outubro deste ano. A partir disso, a companhia iniciará o processo licitatório, com a expectativa de que tudo esteja pronto e licitado até dezembro.
“Será um projeto diferenciado e inovador para Marechal Cândido Rondon. Uma grande estrutura, que poderá atender até 80 idosos. Agradecemos ao deputado estadual Hussein Bakri por mais esta importante obra para o nosso município, que certamente trará mais qualidade de vida, dignidade e segurança para a nossa população idosa. Este condomínio não será apenas um espaço de moradia, mas sim de convivência, cuidado e acolhimento. Estamos muito felizes em dar esse passo tão importante. Seguiremos firmes, trabalhando para transformar Marechal Cândido Rondon em uma cidade cada vez mais humana, inclusiva e preparada para o futuro”, ressaltou o prefeito Backes.
Portal Guaíra via Assessoria