A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou na sexta-feira (28) que as contas de luz terão aplicação da bandeira tarifária amarela em dezembro, com menor cobrança em relação à bandeira vermelha patamar 1 do mês anterior.
O patamar anunciado para o mês implica em cobrança de R$ 1,885 KW/h a cada 100 KW/h. Em novembro, com a faixa superior, o pagamento era de R$ 4,46 a cada 100 KW/h.
O início do período de chuvas no Brasil aponta para condições de geração de energia “um pouco mais favoráveis” do que o visto até o momento, com expectativas de precipitações maiores para dezembro do que no mês anterior, apesar de estarem abaixo da média histórica para o período.
Com isso, a agência indica que acionamento das termelétricas, que gera custos maiores, continua sendo essencial e pondera que a geração solar “é intermitente e não fornece energia de forma contínua”.
As bandeiras tarifárias foram criadas em 2015 pela Aneel para informar aos brasileiros os custos variáveis da geração de energia no país.
O sistema implica na aplicação de determinado patamar de cobrança conforme custos, disponibilidade de recursos hídricos e o acionamento de usinas termelétricas, que possuem produção mais cara.
Através do sistema, consumidores são informados anteriormente sobre a bandeira e podem prever ou ajustar o consumo para diminuir o preço de sua conta de luz.
Portal Guaíra com informações da CNN





